Cine_BR | Central do Brasil (1998)

Cine_BR | Central do Brasil (1998)

Apesar de ser um entusiasta do cinema nacional, eu nunca havia assistido a Central do Brasil antes. Trata-se de um verdadeiro pecado para um cinéfilo. O fato é que corrigi a minha falha e fui muito bem recompensado. Lançado em 1998, o filme fez grande sucesso com o publico nos nossos cinemas e agradou também lá fora. As indicações de melhor filme estrangeiro e melhor atriz para Fernanda Montegro no Oscar são evidências disso.

Dora é uma professora aposentada que ganha um dinheirinho escrevendo cartas para pessoas que não sabem ler e escrever. São pessoas comuns que estão no Rio de Janeiro tentando vencer na vida de alguma forma. O detalhe é que Dora não envia essas cartas, deixando-as guardadas em sua gaveta. Algumas vão até para o lixo.

Um dia uma mulher com um filho pequeno chegam até Dora para que ela escreva uma carta para o pai da criança que está no interior de Pernambuco. Essa mulher é atropelada e o garoto fica abandonado na estação. Dora se sente basicamente obrigada a fazer algo pelo garoto Josué, mas não pensem que ela é uma mulher com um coração grande disposta a realmente ajudá-lo. Ela enfrenta seus próprios problemas e fantasmas do passado. Por um momento, ela pensa até em usar Josué para lucrar.

Mas aos poucos, a relação dos dois vai ganhando em significado.

Ver os dois cruzando as estradas do Brasil e interagindo é o bastante para Central do Brasil nos conquistar. Com atuação impecável de Fernanda Montegro, conseguimos compreender a torrente de emoções que passam pela cabeça de Dora. Como um bom road movie, existem várias sequências marcantes para os personagens e para o público. As coisas ficam ainda mais envolventes com a trilha sonora e fotografia acima da média. A jornada dos dois é cada vez mais fascinante.

Centra do Brasil é uma história realista, contada com ternura e poesia pelo talentoso diretor Walter Salles. Em menos de 2 horas experimentamos sensações que apenas o bom cinema pode oferecer.


5 Kevin Bacons


Centra do Brasil

Direção: Walter Salles
Roteiro: Marcons Bernstein, João Emanuel Carneiro
Elenco: Fernanda Montenegro, Marilia Pera, Vinicius de Oliveira, Othon Bastos e Matheus Nachtergaele
Gênero: Drama
Ano: 1998
Duração: 113 minutos.
Info: IMDb

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Um comentário em “Cine_BR | Central do Brasil (1998)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *