Clássicos | O Enigma de Kaspar Hauser

Baseado em uma história real, O Enigma de Kaspar Hauser é um dos trabalhos mais emblemáticos do diretor Werner Herzog. Com um ritmo lento e sem ser cansativo, o filme é um prato cheio para quem se interessa por sociologia e até metafísica.

Kaspar Hauser viveu grande parte da sua vida em um calabouço. Sem contato com o mundo e com a sociedade, mal conseguia falar ou andar. Um dia, o seu “pai” o deixa na praça de uma cidade alemã com uma carta explicando suas dificuldades.

Inicialmente, ele não tem a menor capacidade de interagir adequadamente com as outras pessoas. A falta do convívio social e das experiências normais do crescimento fizeram de Kaspar Hauser um ser peculiar, que logo conquista nossa empatia.

Assim como a população da cidade, queremos saber mais sobre a origem de Kaspar Hauser. Poucos respostas virão, já lhes adianto. Claramente, não era o objetivo de Herzog.

Alvo de espanto, bullying e carinho, ninguém é capaz de encarar a existência de um ser humano como este sem se sentir intrigado. Ele virou até atração de circo. Com boas doses de emoção comedida, vamos testemunhando suas evoluções. A atuação do ator não profissional Bruno S. é marcante e essencial. Em momentos chave, ele se sobressai.

O Enigma de Kaspar Hauser é daquelas experiências que nos tiram de nossa zona de conforto. Reflexões sobre temas relacionados a sociologia são impulsionados, permitindo o debate. Por ser inspirado em uma pessoa que realmente existiu, o filme ganha em relevância. Contemplativo e silencioso, recompensará o público mais paciente.


Uma frase: “As pessoas são como lobos para mim.”

Uma curiosidade: Algumas cenas foram filmadas com uma câmera super-8mm

.


O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle)

Direção: Werner Herzog
Roteiro: Werner Herzog
Elenco: Bruno S., Walter Landegast, Brigitte Mira
Gênero: Biografia/Drama
Ano: 1974
Duração: 110 minutos.
Info: IMDb

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *