Sci-Fi | Z for Zachariah (2015)

Adaptação do cultuado livro de Robert C. O’Brien, Z for Zachariah é uma experiência peculiar dentro do subgênero pós-apocalíptico. O foco aqui não é a elaboração de um cenário de destruição e muito menos sequências em que a ação se destaque. A trama aborda o tema de uma maneira mais intimista. O resultado final é positivo, porém fica a sensação de que o filme é uma oportunidade perdida.

Algum tipo de evento nuclear dizimou a vida na Terra, mas deixou intacta a fazenda da jovem Ann. Ela acreditava ser a última sobrevivente até encontrar Loomis em circunstâncias perigosas. De maneira natural, os dois passam a conviver e a enfrentar as dificuldades da realidade atual juntos. Quando um terceiro personagem entra em cena, Z for Zachariah ganha em tensão. Sim, estamos diante de um triângulo amoroso no fim do mundo.

Graças a qualidade de Margot Robbie, Chiwetel Ejiofor e Chris Pine o filme funciona na maior parte do tempo. Existe sempre uma desconfiança de Loomis em relação a Caleb, mas ambos sabem que as chances de sobrevivência são maiores se um conflito puder ser evitado.

Loomis era um cientista, portanto é natural que ele tenha a capacidade de criar um moinho de água para levar energia elétrica para a casa. E a ajuda de Caleb seria bem vinda.

Existe também um subtexto religioso em Z for Zachariah. Ann se sente incomodada pelo fato de Loomis querer derrubar a capela local para conseguir matéria-prima para o moinho. Os simbolismos são meio óbvios, mas funcionam.

O que atrapalhou a minha imersão na história é o fato do filme não passar a sensação de estarmos exatamente em um mundo pós-apocalíptico. Tudo parece organizado, limpo e verde demais. Não preciso de ação para apreciar esse tipo de trama, mas a ambientação faz a diferença. Lembram de A Estrada? Pois é. Z for Zachariah é praticamente o oposto em termos de design de produção.

Muitos podem também ter ressalvas quanto ao desfecho abrupto, porém não acredito que esse tenha sido o problema principal. Foi uma escolha do roteiro que permite interpretações, o que costuma ser válido. De qualquer forma, fica claro que escolhas erradas atrapalharam o que poderia ser um ótimo exemplar do gênero.




z-for-zachariah-posterOs Últimos na Terra (Z for Zachariah)

Direção: Craig Zobel
Roteiro: Nissar Modi
Elenco: Margot Robbie, Chiwetel Ejiofor, Chris Pine
Gênero: Sci-Fi/Drama
Ano: 2015
Duração: 98 minutos
Info: IMDb

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

One thought on “Sci-Fi | Z for Zachariah (2015)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *