Review | Agents of S.H.I.E.L.D. – 3×05: 4,722 Hours

Review | Agents of S.H.I.E.L.D. – 3×05: 4,722 Hours

Agents of S.H.I.E.L.D. parece estar seguindo um caminho um pouco parecido com de Walking Dead ao usar uma estrutura narrativa parecida no caminhar da temporada. No episódio “Here´s not Here” da série de zumbis o programa para e vai contar em flashback o que aconteceu com um personagem saindo um pouco o lugar comum do seriado. Aqui em “4,722 Hours” iremos acompanhar algo bem parecido.

O principal gancho (ou cliffhanger se preferir o termo em inglês) da 2ª temporada foi o que aconteceu com a personagem Jemma Simmons. Ela foi “engolida” pelo monólito e foi parar em uma “dimensão fantasma” (ou planeta alienígena se achar melhor). Acompanhamos no dois primeiros episódios (Laws of Nature e Purpose in the Machine) dessa 3ª temporada o esforço de Fitz em dar um jeito de trazer Jemma de volta. O problema é que agora ela quer voltar e ficou o mistério de qual motivo dela querer voltar lá.

Então nesse 5º episódio iremos acompanhar as 4722 horas do título que Jemma passou na “dimensão fantasma” e descobrir o que aconteceu com ela para ter voltado tão diferente. E claro que é o que a gente mais queria saber: o motivo dela querer voltar lá.

O episódio é bem interessante e mostra como o programa está mais preocupado com sua própria histórias sem se prender totalmente ao universo Marvel do cinema. O que mais impressiona é a atuação de Elizabeth Henstridge como Jemma e mostra a evolução do seu personagem. Se no início ela e Fitz funcionavam como uma especie de núcleo cômico da série é muito bom ver como eles foram se transformando ao longo dos episódios.

aos-s03e05-foto2

Eu quero um celular igual ao dela

Ao chegar no local desconhecido Jemma mostra um pouco de “alegria” de cientista ao estar explorando um lugar novo. Ela pensa no protocolo da S.H.I.E.L.D. que manda aguardar no mesmo lugar o resgate chegar. Mas ao passar do tempo o desespero começa a bater afinal de contas ela precisa de água e alimentação. O jeito é tentar explorar em busca de mantimentos. Enquanto isso seu celular funciona como companhia e ela vai gravando mensagens de voz para registrar o que ela está passando. Eu comecei a achar estranho a bateria do celular durar tanto tempo, mas mais pra frente no episódio ela explica que foi Fitz que alterou o aparelho para que ele tivesse uma bateria de longa duração. Foi aí que eu pensei: eu quero um celular igual ao dela (risos). Mas essa foi apenas uma das muitas vezes que ela citou Fitz mostrando que ela também tem um sentimento por ele.

aos-s03e05-foto3

Um estranho aparece

Eis que aparece um estranho e que captura Jemma. Quem seria ele? A partir desse ponto o episódio ganha uma nova dinâmica. Iremos conhecer Will (Dillon Casey) e o que parece ser uma ameaça acaba se tornando um aliado dela. Ela ainda está com esperanças de encontrar uma maneira de sair de lá enquanto ele parece estar conformado que seu destino é ficar lá para sempre.

Obviamente que surge uma amizade entre dois já que eles estão sozinhos. Descobrimos que ele fazia parte de uma missão da NASA e que o resto de sua equipe “surtou” devido a presença de algo do lugar. Por isso ele a tinha prendido para saber se ela também não estaria sob influência do negócio. Com um resto de equipamentos que sobrou dele Jemma consegue colocar para funcionar com a bateria ninja do seu celular no maior estilo MacGyver. Ela descobre o padrão da abertura da passagem entre a Terra e o lugar. Ela monta um plano de tentar enviar uma mensagem numa garrafa (boa piada hein).

aos-s03e05-foto4

O real motivo

O problema é que o lugar fica numa zona bem perigosa de acordo com Will. Eles decidem ir mesmo assim afinal de contas pode ser a única chance deles conseguirem sair de lá. Aí o pior acontece, o negócio não dá certo. Se ele já estava mais conformado por já estar no lugar a tanto tempo o mesmo não pode ser dito de Jemma. Ela fica desesperada e perde as esperanças. E o que acaba acontecendo? Os dois acabam cedendo aos desejos da carne (risos). Ou seja, resolvem se pegar. Tinha nada melhor pra fazer né (mais risos)?

Bom, mas a gente sabe que no final das contas ela conseguiu sair né? Isso tira um pouco do impacto do episódio. Mas aí chegamos no motivo dela querer voltar. Quando surge o sinalizador tanto Jemma quanto Will saem em busca da ajuda. Só que surge o “monstro” do lugar e só quem consegue escapar é ela. Ou seja, o motivo de voltar é para buscar o cara.

aos-s03e05-foto1

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com o motivo, mas entendo a motivação de Jemma e compreendo em parte o motivo dela estar estranha e não querer contar pro resto da equipe a situação. No final do episódio vemos que ela estava contando o que ocorreu para Fitz que obviamente se prontifica em dar um jeito de voltar para realizar o resgate. Mas eu fiquei com muita pena dele. É o destino dos nerds, quando acha que vai conseguir sair da “friend zone” acontece um negócio desses.

Conseguirão eles resgatar Will? Eles vão contar pro resto da equipe? Com quem Jemma vai ficar? E os Inumanos? Cenas dos próximos capítulos…


Série: Agents of S.H.I.E.L.D.
Temporada: 3ª
Episódio: 05
Título: 4,722 Hours
Roteiro: Craig Titley
Direção: Jesse Bochco
Elenco: Clark Gregg, Chloe Bennet, Iain De Caestecker, Elizabeth Henstridge, Nick Blood, Adrianne Palicki, Henry Simmons e Luke Mitchell
Exibição original: 27 de Outubro de 2015 – ABC

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *