Review | The Last Kingdom – 1×02: Episode 2

Review | The Last Kingdom – 1×02: Episode 2
S01 x E02
Bruno me passou o bastão das reviews de The Last Kingdom e a partir de agora eu que vou comentar os episódios por aqui. 😉
Como prometi no meu texto sobre minhas primeiras impressões, vou tentar* não escrever muito e nem ficar com tanto #mimimi por aqui. Contudo, farei comparações com a série literária e, claro, o texto pode conter spoilers do episódio.
Vamos lá!

Episode 2” começa com uma narração de Uhtred fazendo uma retrospectiva dos eventos do episódio anterior. Com isso, Uhtred tenta deixar claro seus sentimentos com relação a Ragnar e família e assim remendar um dos problemas do episódio anterior.

Uma coisa que reparei nesse episódio é que estão colocando o nome das cidades como no livro (com indicação do reino) e logo depois a versão moderna. Ficou bem interessante.

Quanto ao episódio em si, todos os eventos apresentados aconteceram bem antes da morte de Ragnar, Uhtred tinha entre 13 e 14 anos e estava acompanhando os dinamarqueses em suas invasões. Não entendi porque optaram por fazer assim, mas para quem não leu os livros acredito que não fará muita diferença.

Gostei de terem mantido a cena da morte do Rei Edmundo, é uma passagem muito interessante nos livros e nela Uhtred é apenas uma testemunha. A cena ficou muito boa e deu pra notar que o Ubba do seriado é realmente uma mistura dos irmãos Ivar e Ubba dos livros. O que faltou foi só a reflexão de Uhtred sobre esse evento, afinal nos livros é um Uhtred mais velho que narra a história e ele nos conta que anos depois Edmundo foi considerado santo e a história é contada de outra forma, com o rei Edmundo exigindo a conversão dos invasores e aceitando seu destino de bom grado. É bem engraçado o humor ácido com que Uhtred narra essas coisas e infelizmente isso se perde na transposição de mídia.

Ainda não tenho opinião formada sobre Brida, eu imaginava uma moça mais bonita, mas isso é irrelevante. Sua personalidade parece estar bem representada, assim como sua “amizade colorida” com Uhtred. Seu destino será o mesmo?

Uma mudança desnecessária foi com a relação à espada de Uhtred (Bafo de Serpente???), nos livros não existe a tal pedra de Bebbanburg que ele manda engastar no cabo e a espada é feita para ele pelo ferreiro Ealdwulf, ainda durante sua adolescência. É uma bela espada e faz parte de quem é Uhtred.

Nesse episódio somos também apresentados a Alfredo em uma situação muito semelhante ao livro, apenas a época que é diferente. Aprovei o Alfredo da série, ficou próximo ao que sempre imaginei e o ator está muito bem no papel. Promete cenas ótimas!

Sem o apoio de Ubba, só restou a Uhtred seguir um antigo conselho de padre Beocca e ir atrás do apoio dos saxões em Wessex. Assim, temos o primeiro encontro entre Uhtred e Alfredo e, mesmo com diálogos quase idênticos aos do livro, o Uhterd da série ainda me parece muito sem graça, Alfredo rouba a cena.

Aparentemente o homem que encara Uhtred na chegada a Wintanceaster é Leofric, pelo menos seu xingamento preferido, “earsling“, foi usado por ele. Espero que seja ele mesmo porque é uma personagem muito importante na formação de Uhtred. Quem sabe ele ajuda esse Uhtred a deixar de ser titela!

Por fim, a batalha na colina de Æsc que está sendo armada no fim do episódio aconteceu, como já comentei, em outro momento, com um Uhtred novinho e acompanhando Ragnar. Provavelmente o desfecho será o mesmo, mas como Uhtred e Brida foram presos no final, não sei o que esperar.

As locações e cenários estão de parabéns, mas esse twist no tempo tá me deixando confusa!


* Acho que falhei miseravelmente…

Carol Amaro

Leitora, sonhadora e bacon lover. Tenho mais blogs do que consigo dar conta e mais livros do que consigo ler... ;)

8 comentários sobre “Review | The Last Kingdom – 1×02: Episode 2

  1. Duvido que esse Uthred deixe de ser titela. É uma forma de ver a série que os executivos devem ter achado que ficaria mais palatável. O Uthred original é a brutalidade em pessoa, ainda que transpire carisma sendo assim. Eles devem ter achado que não conseguiriam estar à altura do desafio e resolveram deixá-lo mais simpático a uma audiência ampla.

    Muito boa as considerações. Cartão de visitas de respeito! 🙂

    1. Bill disse tudo, infelizmente a Tv, pelo menos quando não é uma HBO da vida, ainda tem que fazer certas ‘adaptações’ para deixar o material mais ‘palatável’ para o seu público. É uma pena, mas é a vida.

  2. Tô sentido que a série está no caminho certo, apesar de algumas ressalvas! E também considero o Alfred o personagem mais interessante até o momento!

    The Last Kingdom está em ótimas mãos aqui na nossa POCILGA!

  3. Gostei mais desse segundo episódio do que do primeiro. Ainda me lembra muito a série de “Os Pilares da Terra” na produção – o que não é uma coisa boa -, mas, vamos ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *