10 anos do chiqueirinho mais amado da cultura pop

10 anos do chiqueirinho mais amado da cultura pop

São 10 anos do chiqueirinho mais amado da cultura pop! Foi no desejo de contribuir (ou não) com críticas de filmes, jogos e livros, que um grupo de Porcolunistas (amantes da cultura pop dessa pocilga – calma, é o nome do site) decidiu unir forças e combater o grande vilão do tédio.

Na calada da noite chuvosa do dia 5 de setembro de 2015, um herói surge na névoa dessa terra de ninguém que é a internet. O primeiro texto foi de Xaropz, fundador e CEO da POCILGA, onde ele explica um pouco sobre o que se trata esse chiqueiro. Este texto marcou o início do sucesso (vamos valorizar o esforço) do site, iniciando uma série de críticas que fez com que a ideia crescesse e aos poucos ganhasse a carinha suína que tem hoje.

Com tamanha fama (ah, gente, vamos investir nisso), os fundadores e colaboradores iniciaram a jornada árdua de ir ao cinema, gastar dinheiro com pipoca, reclamar da cadeira dura e do barulho das crianças, firmes e fortes, para dar a você, leitor, as melhores dicas, opiniões e (algumas vezes, sorry) spoilers.

Em 2015, o início de um sonho, tivemos uma explosão quantitativa de 208 textos publicados. Com o passar do tempo perdemos um pouco da empolgação e a quantidade diminuiu, mas nunca deixamos a iniciativa morrer por completo. A POCILGA já publicou nesses 10 anos mais 2000 textos sobre filmes, séries, jogos, livros e HQs.

Mas não paramos por aí, para a alegria geral das 20 pessoas que nos acompanham! A POCILGA também se arriscou no mundo dos podcasts com o lançamento da Radiola Torresmo Drops – com 30 episódios, o Suco de Umbivis – com 29 episódios e o famigerado Varacast – com 134 episódios. Válido destacar para as mentes maldosas que “Vara” está para porcos assim como “alcateia” está para lobos.

Trouxemos discussões e curiosidades periodicamente para nossos seguidores com textos especiais sobre o Oscar, perfil de atores e diretores, especiais, entrevistas e até sobre a cultura de reality shows. Ah! E como essa pocilga é versátil, temos uma categoria de crítica de álbuns de diversos gêneros musicais, porque somos ‘Xovens’ e, uma breve, mas muito especial, sessão com duas tirinhas de fabricação própria.

Nesses últimos 10 anos muita coisa aconteceu não somente no mundo da cultura pop, mas também em todo o resto que o influencia, como campanhas contra assédio, discussões importantíssimas como a saúde mental e equidade de gênero, a economia e a política, que teve um impacto profundo na sociedade. Mas o que não mudou foi nossa vontade de produzir e de entreter. Assim, temos muito o que agradecer a você que nos acompanhou até aqui, ou que nunca nem ouviu falar da gente e está chegando agora (espero que fique, dá essa moral aí).

Obrigada a todos nossos Porcolunistas que abrilhantam essa POCILGA; Bianca Nascimento, Bill Power, Bruno Brauns, Carlos Willow, Carol Amaro, Clint, Cristian Arão, Dani Vidal, Dario Lima, Elaine Fonseca, Rafael Saldanha, Jotazêr, Letícia Cunha, Lionel Leal, Marcio Melo, Mário Bastos, Noah Mancini, Junio Queiroz, Pérola Lordello, Rafaela Araújo, Ramon Prates, Sena, Silvano Vianna, Tássya Macedo Queiroz (essa que vos escreve), e convidados mais que especiais, que fazem parte dessa nossa história. Fica aqui o nosso agradecimento a você, leitor, pela atenção e por continuar nos acompanhando. Que venham mais 10, 20, 30 anos!…Na esperança de que o (absolute) cinema não seja substituído por alguma versão de IA!

Nenhum suíno foi alvo de maus tratos durante esses 10 anos.

Tássya Macedo Queiroz

Uma porquinha radioativa mestre em energia nuclear na Rússia, que adora química, Harry Potter e Minions, além de amar escrever, se arriscando como crítica de cinema após um tempo se dedicando como band aid de um certo porcolunista da POCILGA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *