Crítica | Homem com H

Potente e emocionante são os adjetivos que fazem jus ao filme Homem com H. O longa, dirigido e roteirizado por Esmir Filho, retrata a vida e obra de Ney Matogrosso, um dos cantores mais icônicos da música popular brasileira. Jesuíta Barbosa, o ator que interpreta Ney, interpreta o cantor de forma sublime, fugindo do caricato e transmitindo ao espectador a alma inquieta e criativa do cantor.
O filme acompanha a trajetória de Ney Matogrosso desde a infância, marcada pelo pai militar, homofóbico e abusivo. Como muitos jovens queer, Ney foi expulso de casa, momento em que ele profere uma das falas mais emblemáticas do filme. Impulsionado pelas críticas paternas, Ney entra no mundo artístico por inteiro, cercando-se de almas criativas e livres, em um momento brutal da ditadura militar no Brasil.
A personalidade disruptiva do cantor encontra abrigo quando ele entra para a célebre banda Secos e Molhados. E é no palco que Jesuíta Barbosa arranca lágrimas e sorrisos do público, ao entregar uma performance blindada por um talento colossal que faz jus ao artista representado.
O aspecto sensorial de Esmir Filho é a argamassa de toda essa construção, trazendo luz às bases emocionais de Ney Matogrosso, como a sua ligação com a natureza, a dureza do meio militar e a homofobia paterna para a formação do caráter revolucionário do artista.
Ainda que uma biografia, inevitavelmente, reduza o personagem representado a momentos cruciais vividos, Homem com H traz ao espectador a essência de Ney Matogrosso, artista de vanguarda, provocante e indomável, que revolucionou os anos 1970, abrindo caminho para muitos que, hoje, trilham a mesma jornada de Ney nos espaços culturais.

Uma frase: “Eu não sou viado. Agora quando eu for, pai, aí o Brasil inteiro vai saber.”
Uma cena: Quando Ney Matogrosso canta Homem com H.
Uma curiosidade: Jesuíta Barbosa, que interpreta Ney Matogrosso, usa sua própria voz cantada no início do filme. O canto em Rosa de Hiroshima é a voz do ator, provavelmente aprimorada para se assemelhar à de Ney Matogrosso.

Homem com H
Direção: Esmir Filho
Roteiro: Esmir Filho
Elenco: Jesuíta Barbosa, Caroline Abras, Hermila Guedes, Bruno Montaleone, Rômulo Braga, Lara Tremouroux, Mauro Soares, Jullio Reis e Pedro Zurawski
Gênero: Docudrama, biografia, drama, musical
Ano: 2025
Duração: 121 minutos