Álbuns Clássicos | “The Joshua Tree”, U2
O U2 já era uma banda conhecida e de prestígio na época, mas foi com The Joshua Tree que eles entraram no seleto grupo de lendas do rock. O álbum simplesmente não poderia começar de uma forma melhor: Where The Sreets Have No Name, I Still Haven’t Found What I’m Looking For e With or Without You mostram como eles elevaram o nível.
Contando com uma meticulosa produção de Brian Eno e Daniel Lanois, o U2 investiu em uma sonoridade influenciada por elementos da música americana, além de abordar temas sobre as diferenças entre o Estados Unidos das propagandas e o real. Mas a temática se mostrou ainda mais ampla, com um Bono desenvolvendo seu lado político e sem deixar de lado a espiritualidade.
Referências bíblicas, vício em cocaína, atos bélicos dos EUA na América Central, o desaparecimento de pessoas durante a ditadura no Chile e os altos e baixos de um relacionamento são alguns dos assuntos presentes nas letras de The Joshua Tree.
Tudo isso trabalhado com um som mais refinado e com a capacidade de nos deixar levar para um outro lugar. The Edge criou riffs de guitarra marcantes que foram potencializados por um Bono cantando com muito sentimento. Sem perder a essência e de forma coesa, o U2 passeou pela música gospel, o soul e o blues e criou um álbum grandioso em vários sentidos.
Não à toa, levou o Grammy de álbum do ano em 1988 e se faz presente em lista de melhores álbuns de todos os tempos. Mais do que isso, é lembrado com muito carinho por fãs da banda e ainda consegue conquistar novos ouvintes.
U2 | The Joshua Tree
Ano: 1987
Selo: Island
Produção: Brian Eno, Daniel Lanois
Música essencial: I Still Haven’t Found What I’m Looking For
Destaque não tão óbvio: In God’s Country