Um Senhor Estagiário (The Intern)
Na linha de frente com Robert De Niro e Anne Hathaway o novo filme da Nancy Meyers, “Um Senhor Estagiário (The Intern)“, além da ótima carta de apresentações e premissa interessante, possui algumas boas cenas e traz algumas risadas e diversão ao mesmo tempo que levanta discussões bastante pertinentes. Não é daqueles trabalhos imperdíveis e é um pouco extenso além do que deveria, tanto no tempo quanto nos temas que tenta conversar, mas acaba cumprindo o seu papel para quem quer assistir algo mais leve e descompromissado.
Na trama, um senhor de 70 anos (Robert De Niro) cansado da vida monótona e “sem propósito” de aposentado e viúvo resolve cair de cabeça numa oportunidade de estágio de sêniors que uma startup de sucesso está oferecendo. Assim que admitido ele é designado a ser estagiário da mulher que criou e faz tudo acontecer no site fashion de sucesso, Jules Ostin (Anne Hathaway). Além das idades muito distantes, ambos vão ter que lidar com o jogo da juventude x experiência ao mesmo passo que vão precisar se entender a qualquer custo.
O início de “Um Senhor Estagiário” é muito bom e divertido já que ele foca mais na dupla de protagonistas que conta com dois grandes atores – se bem que fiquei desconfiado que trocaram o De Niro por um mecatrônico muito do mal feito, afinal, ele repete a todo instante uma mesma expressão facial para praticamente todas as situações – e, seus personagens, claramente vão naquele jogo de desentendimentos e desencontros para tentarem se entender no final. A química dos dois é boa e alguns coadjuvantes bem encaixados ajudam a dar o tom da história que, apesar de estar atolada de clichês tanto quando a personagem Jules está de trabalho, acaba envolvendo o espectador de uma maneira positiva.
Nancy Meyers no entanto decide tentar sair um pouco do lugar comum das comédias e, dentre as discussões que levanta, conversa sobre importantes temas como o machismo, mas se enrola um pouco e não consegue sair de algumas amarras perigosas. Machismo, cavalheirismo, gentilezas (masculinas), a diretora (que também escreveu o roteiro do filme) se embanana um pouco, acerta em algumas passagens e erra em algumas outras ao tentar dotar sua obra de algumas (importantíssimas) discussões feministas.
Claramente “Um Senhor Estagiário” poderia ser um pouco mais curto e direto. Ao tentar conversar sobre tantos temas em sua metade final acaba ficando naquela linha tênue entre o descartável e o divertido. Algumas sequências como uma de “filme de assalto” (inserida a fórceps na trama, mas que vale pelas risadas) ou ainda algumas passagens mais emotivas e de “lições de vida e aprendizado” acabam fazendo a sessão valer a pena e, entre erros e acertos, o saldo acaba sendo levemente positivo.
***Classificação***
Título Original: The Intern Título Nacional: Um Senhor Estagiário Ano: 2015 Duração: 121 min Diretora: Nancy Meyers Roteiro: Nancy Meyers Gênero: Comédia Elenco: Robert De Niro, Anne Hathaway, Rene Russo, Anders Holm, Jojo Kushner, Andrew Rannells, Adam DeVine, Zack Pearlman, Jason Orley, Christina Sherer e Natt Wolf.
Essa diretora sempre tem “boas” ideias e no desenvolvimento da trama se prolonga demais se perdendo no caminho. Principalmente no final. Ainda não assisti esse, mas pretendo. Se vou conseguir ver no cinema ainda não sei.
Crítica acertada: filme leve, longo e embanadado em alguns temas. Poderia ter explorado melhor um tema específico. Mas vale a pena assistir.
Vale mesmo, leve e divertido apesar de querer entregar mais do que pode.