Sci-Fi | The Survivalist (2015)
Utilizando um simples gráfico nos seus minutos iniciais, The Survivalist já consegue contextualizar o mundo pós-apocalíptico que iremos conhecer.
Não sabemos exatamente quando, mas o caos se instalou quando a produção de energia não conseguiu mais acompanhar o crescimento da população. Bilhões perderam a vida. Quem ainda está vivo precisa se virar de alguma forma.
O personagem principal não tem nome, então vamos chamá-lo de o Sobrevivente. Ele vive em uma casa isolada no meio da floresta, produz sua própria comida e está sempre atento para possíveis invasores. Na situação em que o mundo se encontra, é melhor atirar e depois perguntar.
Um dia qualquer duas mulheres aparecem na casa dele. Mãe e filha. O que elas podem oferecer em troca de um pouco de comida? Sexo, é claro.
O fato é que os três parecem criar um tipo de laço, apesar de que as intenções das mulheres nunca ficam exatamente claras. A tensão está sempre no ar. O problema é que o perigo também está nas redondezas, afinal nunca se sabe quem pode se aproximar do lugar. Existem armadilhas espalhadas pela região, mas elas podem não ser suficientes.
The Survivalist é uma competente incursão dentro do tema do mundo pós-apocalíptico. O filme se desenrola em ritmo mais lento e os diálogos são esparsos. As atuações intensas também colaboram para a nossa imersão. Trata-se de uma abordagem intimista do fim do mundo, já que não sabemos o que está acontecendo mundo afora. Assim como para o sobrevivente, a casa e a floresta é o mundo que conhecemos. Chega a ser até um tanto claustrofóbico.
Um dos triunfos aqui é a atmosfera criada. A desolação e falta de esperança são evidentes.
O filme poderia se beneficiar de um maior desenvolvimento dos personagens. De qualquer forma, entendo que a intenção do diretor era contar a história de maneira mais direta. Infelizmente, isso fez com que eu não me importasse muito com o destino deles.
Faltou pouco para The Survivalist entrar para o rol dos melhores filmes do gênero.
The Survivalist
Direção: Stephen Fingleton
Roteiro: Stephen Fingleton
Elenco: Martin McCann, Mia Goth, Andrew Simpson, Owen Fouere
Gênero: Drama, Sci-Fi
Ano: 2015
Duração: 104 minutos
Info: IMDb
Adoro filmes deste tipo. Sua crítica me deixou com vontade de ver. Vou colocar na minha watchlist. Tem na Netflix?
Manda bala.
Foi via Bucaneiro.
Vi nesse fim de semana e curti bastante. Exemplar perfeito de pequeno grande filme