Crítica | Os Provocadores (The Instigators)

Crítica | Os Provocadores (The Instigators)

Os Provocadores” faz uma grande mistura de gêneros, mas o principal deles seria o “filme de roubo”. No entanto, os protagonistas do longa-metragem de Doug Liman não são os melhores ladrões do mundo. Rory (Matt Damon) e Cobby (Casey Affleck) não são profissionais do crime, eles enxergam o trabalho como uma chance de solucionar questões pessoais de suas respectivas vidas. Dessa forma, o roteiro escrito pelo próprio Affleck em parceria com Chuck Maclean se preocupa mais em fazer um estudo de personagens.

É interessante como a trama envolve o tema saúde mental. Rory é um ex-fuzileiro que tem problemas de relacionamento com o filho. A principal questão é financeira, pois ele deve dinheiro da pensão familiar. Ele faz terapia com a Dra. Donna Rivera (Hong Chau), mas a oportunidade de participar de um assalto pode resolver seu problema com dinheiro. Já Cobby é um ex-presidiário, mas não é revelado inicialmente o motivo da prisão. Para ele, a grana é uma forma de começar a vida novamente. O roubo envolve o prefeito corrupto da cidade, interpretado por Ron Perlman. Obviamente que o crime não ocorre conforme planejado e a dupla Rory e Cobby virá fugitivos, se envolvendo em diversas confusões.

O humor surge da dinâmica entre a dupla de protagonistas, pois inicialmente eles não se dão bem e não querem criar intimidade. Entretanto, “Os Provocadores” não usa a comédia para diminuir a dramaticidade da situação. Assim, mesmo com alívios cômicos, o tom da narrativa transita naturalmente com o drama e a ação. Isso funciona graças ao ótimo roteiro e ao talento da dupla Damon e Affleck. São dois grandes atores com muita química entre si. Eles garantem que as situações vividas pelos seus respectivos personagens pareçam verossímeis.

As cenas de ação funcionam em explorar a ingenuidade e a falta de talento dos protagonistas, mas que felizmente contam com um pouco de sorte em alguns momentos. Elas são bem dirigidas e equilibram de forma eficiente o absurdo, por exemplo, de ter uma enorme quantidade de carros de polícia perseguindo o automóvel da dupla pelas ruas de Boston, com verossimilhança. E o pouco uso de computação gráfica dá mais realismo.

Quando a dupla se junta à Dra. Donna Rivera, “Os Provocadores” ganha ainda mais camadas ao explorar o absurdo da situação é que a terapeuta de Rory tentando ajudá-lo nesse momento tão complicado. A dinâmica entre os três atores é um dos destaques do filme e Hong Chau rouba a cena quando está na tela.

O filme ainda conta com outras participações especiais, sempre explorando essa mistura de absurdo com humor e drama. Cada ator que aparece em cena, por menos tempo em tela que tenha, tem a oportunidade de deixar a sua marca dentro da narrativa.

Os Provocadores” peca apenas na parte política, pois a figura do prefeito envolvido em corrupção é muito clichê e superficial. Felizmente esse pequeno problema não compromete o resultado final do longa-metragem de Doug Liman.


Uma frase: – Rory: “Eu tenho uma arma!”

Uma cena: Quando Rory e Cobby se juntam a Dra. Donna Rivera pela primeira vez.

Uma curiosidade: O elenco inclui dois vencedores do Oscar: Matt Damon e Casey Affleck, e uma indicada ao Oscar: Hong Chau. E o filme marca a reunião entre Damon e o diretor Doug Liman vinte e dois anos depois de A Identidade Bourne (2002).


Os Provocadores (The Instigators)

Direção: Doug Liman
Roteiro: Chuck Maclean e Casey Affleck
Elenco: Matt Damon, Casey Affleck, Hong Chau, Michael Stuhlbarg, Paul Walter Hauser, Ving Rhames, Alfred Molina, Toby Jones, Jack Harlow e Ron Perlman
Gênero: Ação, Comédia, Crime, Drama, Mistério, Thriller
Ano: 2024
Duração: 101 minutos

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *