Os 86 Melhores Filmes Para Assistir na HBO Max

Os 86 Melhores Filmes Para Assistir na HBO Max

Não é à toa que a HBO Max é uma das plataformas que mais vem crescendo ultimamente. Apesar de ainda possuir alguns problemas em termos de interface, ela é dona de um catálogo invejável de filmes e séries.

Pesquisamos a fundo o que esse streaming pode oferecer em termos de cinema e organizamos tudo aqui nese post. Pode ser uma mão na roda quando você estiver buscando alguma coisa para assistir no final de semana, não é?

Pois bem, aí vai a lista!

OS MELHORES FILMES PARA VER NA HBO MAX

FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA

1. 2001 – Uma Odisseia No Espaço

Clássico absoluto da ficção-científica que propõe reflexões filosóficas ao mesmo tempo em que nos oferece um visual inigualável.

2. A Origem

O complexo e intrigante roteiro de A Origem estimula nossas sinapses. Sonho dentro de um sonho dentro de um sonho? É por aí. Com uma boa dose de concentração conseguimos acompanhar cada detalhe desta grande obra de Christopher Nolan.

3. A.I. – Inteligência Artificial

Poderia um robô ser capaz de amar? Neste projeto iniciado por Kubrick e finalizado por Spielberg, vemos uma família tentando substituir o falecido filho por uma inteligência artificial. Eis um conto de fadas futurístico que é na mesma medida sombrio e esperançoso.

4. Alta Frequência

Uma mistura envolvente de drama familiar com viagem no tempo. Será que o jovem policial John pode mudar o passado e impedir a morte precoce do pai? Alta Frequência mostra as diferentes ramificações que um ato pode ter.

5. Blade Runner

O futuro superpopuloso cheio de arranha-céus e luzes de neon é um deleite para os olhos. E ainda mais impressionante que os aspectos técnicos, é como Blade Runner aborda o existencialismo. O que separa um ser humano de um robô de alta tecnologia que age e se parece como uma pessoa?

6. Contato

É possível a existência de vida em outros planetas? Jodie Foster acredita piamente nessa possibilidade e dedica a vida para comprovar isso. Aspectos científicos e religiosos são discutidos de um jeito interessante.

7. Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Após avistar um OVNI em sua cidade, Roy Neary vive de maneira obsessiva para encontrar os aliens que ele tem certeza que estão por perto. O ar de aventura, de teoria de conspiração e de descoberta são muito fortes, culminando em uma sequência final antológica.

8. Destruição Final: O Último Refúgio

O fim do mundo se aproxima e Destruição Final consegue usar esse tema já batido com muita qualidade. Há uma tensão quase ininterrupta com acontecimentos chocantes e situações extremas, além de uma boa química entre os personagens principais. Pena que o final não ficou no nível do que veio antes. Talvez por falta de coragem.

9. Duna

Monumental adaptação do livro de Frank Herbert, o filme Duna nos apresenta a Paul Atreides, o suposto escolhido que pode mudar o destino de tudo e todos ao seu redor. Denis Villeneuve estabelece com maestria o intrincado universo do livro, cheio de cenários colossais, intrigas politicas e ideias estimulantes.

10. Eu Sou a Lenda

Robert Neville aparentemente é o único sobrevivente de uma pandemia que transformou os seres humanos em algo que faz lembrar vampiros. Apesar de ter se adaptado a essa vida solitária, ele tenta de todas as formas encontrar uma cura. E outras pessoas.

11. Looper

O conceito de viagem no tempo é utilizado de forma inspirada em Looper. Assassinatos encomendados pela máfia acontecem no passado e um matador receberá uma missão complicada: matar o seu eu do futuro. Boas doses de ação e surpresas estão reservadas.

12. A Estrada

O mundo pós-apocalíptico nunca foi tão hostil e sem esperanças. Em A Estrada um pai tentará manter o seu filho seguro dos inúmeros perigos. Pelo caminho, situações da mais brutais indicam que a tarefa é quase impossível.

13. Mad Max

Mad Max e seu futuro distópico recheado de personagens peculiares e carros velozes garantem cenas de ação executadas com perfeição.

CINEMA NACIONAL

14. Cazuza: O Tempo Não Pára

Biografia eficiente sobre um dos grandes nomes da música nacional. Daniel de Oliveira se transforma em Cazuza e entrega uma atuação memorável.

15. Deserto Particular

História de amor inusitada e cheia de percalços que atravessa o Brasil. Deserto Particular é uma experiência muito bem-vinda nos tempos atuais. O diretor Aly Muritiba está cada vez melhor.

16. O Lobo Atrás da Porta

Baseado em uma história real, O Lobo Atrás da Porta é um thriller sinistro e imprevisível sobre o sequestro de uma criança. No meio de todo o suspense há mistério, traições e vingança. E claro, uma atuação grandiosa de Leandra Leal.

GRANDES SAGAS

17. Harry Potter

Acompanhar novamente a saga do bruxo Harry Potter e seus amigos em Hogwarts é uma bela pedida. É sempre bom notar como os filmes se tornam cada vez mais sérios a medida que os personagens ficam mais velhos.

18. Indiana Jones

O arqueólogo mais famoso do mundo embarca em aventuras recheadas de ação e diversão. Harrison Ford eternizou-se como Indiana Jones e nos presentou com momentos icônicos do cinema de entretenimento. Esse é para ver com um balde de pipoca do lado.

19. O Senhor dos Aneis

A trilogia arrebatadora de Peter Jackson não ganhou tantos prêmios por acaso. Temos aqui um verdadeiro épico da aventura e fantasia. A tarefa de Frodo e seus amigos não poderia ser mais difícil: levar o Um Anel até a Montanha da Perdição em Mordor, onde o mal jamais dorme. Pelo caminho, infinitas possibilidades das coisas darem errado e várias sequências que são impossíveis de se esquecer.

HERÓIS DA DC

20. Batman

Na HBO Max tem Batman para todos os gostos. Podemos rever a abordagem única de Tim Burton com direito a um Jack Nicholson ameaçador e terrivelmente engraçado, a trilogia ambiciosa de Nolan com a presença de Heath Ledger e seu coringa brutal e também essa nova e ótima versão com Robert Pattison. Ah sim, os bizarros Batman Eternamente e Batman e Robin também fazem parte do catálogo, caso tenha coragem. Não recomendo.

21. Liga da Justiça de Zack Snyder

Zack Synder conseguiu transformar um filme patético em uma experiência diferenciada. Liga da Justiça de Zack Snyder revela o talento do diretor que conta uma história épica com calma, desenvolvendo os personagens da melhor forma possível e com excelentes escolhas de fotografia e trilha sonora. Isso sem falar na grande melhora do vilão. Esqueçam a versão original e confiram esse belo trabalho.

22. O Esquadrão Suicida (2021)

Para mim esse foi uma baita surpresa. O Esquadrão Suicida tem aquela ótima mistura de humor, ação e violência que esperamos de um filme no qual quem deve salvar o mundo são os vilões – ou anti-heróis. Por vários momentos fui surpreendido pelo rumo da história, algo que não é tão comum em adaptações de quadrinhos.

FILMES DE GUERRA

23. Cartas de Iwo Jima

Clint Eastwood nos mostra um lado pouco abordado da Segunda Guerra Mundial. O foco aqui é o exército e povo japonês durante a batalha do pacífico. As sequências do conflito propriamente dito não são tantas assim, mas quando acontecem são bem competentes. O que marca é mesmo o drama daqueles soldados e suas reações diante de um conflito com poucas ou nenhuma esperança de vitória.

24. Dunkirk

Christopher Nolan nos deixa imersos em uma das operações mais incríveis da Segunda Guerra. Dunkirk não é um filme de personagens, mas sim uma experiência intensa, quase documental, de batalhas na terra, na água e no ar.

25. Eles Não Envelhecerão

Documentário genial de Peter Jackson sobre a Primeira Guerra Mundial. Vemos aqui a rotina dos soldados ingleses durante o conflito e a cores. Ainda que inicialmente exista um ar romântico diante do caos que se aproximava, aos poucos percebemos o sofrimento da batalha de trincheiras. Um registro histórico dos mais relevantes.

26. Nascido Para Matar

Ainda que a primeira parte de Nascido Para Matar que foca no exaustivo treinamento dos fuzileiros seja superior, a segunda parte no Vietnã reserva boas sequências de batalha. E não posso deixar de enaltecer a habilidade de Kubrick ao criticar essa guerra com diálogos e colocando personagens diante de situações que soam absurdas.

27. O Resgate do Soldado Ryan

Talvez a invasão do Dia D recriada por Spielberg seja a melhor sequência de um filme de guerra, mas O Resgate do Soldado Ryan possui mais atrativos, como o ótimo elenco encabeçado por Tom Hanks e uma trama que nos deixa engajados.

28. Tempo de Glória

Uma das guerras mais sangrentas de todos os tempos foi a Guerra Civil Americana e Tempo de Glória deixa isso bem evidente. O filme mostra como um regimento de soldados negros foi utilizado pelo exército da União.

CLÁSSICOS

29. O Poderoso Chefão

Há quem considere O Poderoso Chefão o melhor filme de todos os tempos e isso não é algo difícil de entender. A história da mafiosa família Corleone é cheia de situações extremas.

30. Cidadão Kane

A história de um magnata da mídia é contada com um requinte técnico invejável. Cidadão Kane é famoso por seus ângulos de câmera e sua fotografia que investe na profundidade de campo que deixa tudo em foco. E ainda há o enigma de Rosebud.

31. Doutor Jivago

Poucos foram tão bons na criação de épicos como o diretor David Lean e Doutor Jivago é uma prova disso. A história de um médico/poeta durante a revolução russa reserva momentos grandiosos do cinema. As 3 horas e 15 minutos passam até que rápido.

32. Casablanca

Um homem encontra uma antiga paixão em Casablanca durante a Segunda Guerra mundial. A ameaça dos nazistas torna tudo ainda mais complicado. Um romance clássico com um tempero melodromático e um final marcante.

33. Cantando na Chuva

A magia do cinema exala pelos poros de Cantando na Chuva. Testemunhar Gene Kelly e Debbie Reynolds dançando sempre será um bálsamo para os dias melancólicos.

34. Bonnie e Clyde

A história do casal fora-da-lei mais lendário dos Estados Unidos deu origem a um ótimo filme de crime e ação. A tensão está sempre no limite em Bonnie e Clyde, culminando em um desfecho simplesmente brutal.

35. Ben-Hur

Épico bíblico estrelado por Charlton Heston que venceu nada mais nada menos do que 11 Oscars em 1959.

36. Anatomia de um Crime

James Stewart e George C. Scott estão perfeitos neste que é um incrível drama de tribunal. O caso envolve um tenente do exército acusado de matar um homem que teria violentado sua mulher. Testemunhamos aqui diálogos magníficos.

37. Amargo Pesadelo

Quatro amigos resolvem se aventurar pela área rural da Georgia e lá são mal recebidos pelos locais. Logo eles percebem que precisam lutar por suas vidas. Amargo Pesadelo é simplesmente perturbador e imprevisível.

38. Aconteceu Naquela Noite

Aconteceu Naquela Noite é um romance contado de forma divertida e emocionante. A química entre Clark Gable e Claudette Colbert faz tudo funcionar a mil maravilhas.

39. A Ponte do Rio Kwai

Mais um pouco de David Lean mostrando como se fazer um épico. Aqui vemos prisioneiros de guerra forçados a construir uma ponte para os inimigos. Levou o Oscar de melhor filme.

40. Intriga Internacional

O mestre do suspense Alfred Hitchcock revela seu talento também para sequências de ação. A trama simples de um homem inocente sendo perseguido é potencializada pelo talento do diretor.

41. JFK

Particularmente, considero este o melhor trabalho de Oliver Stone. Uma montagem dinâmica e atuações de alto calibre fazem JFK passar muito rápido. O assassinato de John Kennedy rendeu intrigantes teorias da conspiração e não há como não ficar hipnotizado pelas ideias discutidas aqui.

VIBE SESSÃO DA TARDE

42. A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971)

A visita a uma fábrica de chocolates pode reservar momentos divertidos e até assustadores para algumas crianças. Lembro de ficar um tanto tenso com os anões cantarolando Oompa Loompa.

43. A História Sem Fim

Que tal usar o poder da imaginação para fugir dos problemas do dia a dia? A História Sem Fim é uma fantasia encantadora que oferece proveitosas lições.

44. Dr. Hollywood – Uma Receita de Amor

Um médico renomado da cidade grande se vê preso em uma cidade do interior tendo que prestar serviços comunitários. É bom ver Michael J. Fox usando seu carisma e bom timing cômico em uma agradável comédia româtica.

45. Forrest Gump

Forrest é um homem que esteve presente em diversos acontecimentos importantes da História dos Estados Unidos e com seu jeito peculiar conta tudo para quem está disposto a ouvir. Um personagem fascinante que se eternizou graças a soberba atuação de Tom Hanks.

46. Férias Frustradas

A família Griswold está de férias e decide atravessar os Estados Unidos de carro para chegar em um parque de diversões. Pelo caminho, situações inesperadas e hilárias se apresentam diante deles.

PARA FICAR COM MEDO

47. A Hora do Pesadelo

Dormir não será a mesma coisa com a presença de Freddy Krueger e suas garras de aço rondando os sonhos dos desavisados. Terror/horror oitentista dos mais influentes.

48. Hereditário

Terror novo e original extremamente angustiante. Temos aqui uma imersão na rotina de um família cheia de traumas. O filme passeia com maestria por vários subgêneros e nos deixa com as batidas do coração bem aceleradas.

49. A Bruxa de Blair

A Bruxa de Blair causou tanta aflição no público na época do lançamento por sua abordagem que fazia tudo parecer real. Três jovens perdidos em uma floresta mal-assombrada propiciou cenas do mais puro terror.

50. Invocação do Mal

Invocação do Mal usa a batida ideia da casa mal-assombrada para nos brindar com um ótimo equilíbrio de sustos fáceis e a concepção de uma aflitiva atmosfera de suspense. As coisas vão aos poucos ficando cada vez mais assustadoras e intensas.

51. O Exorcista

Um clima inquietante nos dá a sensação de que algo de ruim irá acontecer a qualquer momento. A jovem possuída faz um padre questionar suas crenças e nos causa um grande incômodo. O Exorcista não envelheceu tão bem assim pelos efeitos especiais ultrapassados, mas ainda é um belo exemplar do gênero.

52. O Iluminado

O isolado hotel Overlook não é um hotel como a maioria. Ficar neste local apenas com sua família por um longo período pode ser demais para a sanidade de Jack. Kubrick cria um terror psicológico competente com direito a cenas visualmente marcantes.

FILMES DE ESPORTE

53. Rudy

Rudy não tem os atributos físicos necessários para jogar futebol americano universitário, mas a vida difícil o ensinou a jamais desistir. Um filme de esporte sobre superação capaz de emocionar. A ótima atuação de Sean Astin (sim, o Sam de Senhor dos Aneis) é essencial para criarmos empatia com o personagem.

54. Somos Marshall

Baseado em fatos reais, Somos Marshall conta a história de uma tragédia envolvendo um time de futebol americano universitário e sua tentativa de se reerguer em todos os sentidos. Além do forte lado emotivo, temos aqui ótimas cenas dos jogos em si.

55. Guerreiro

Com direito a uma trilha sonora impecável e a um roteiro inspirado, Guerreiro coloca dois irmãos em um mesmo torneio de MMA. Mesmo um tanto formulaico, é uma experiência envolvente e empolgante do começo ao fim.

KUBRICK, TARANTINO, EASTWOOD

56. Barry Lyndon

Cada frame de Barry Lyndon é basicamente uma pintura. Eis uma impecável recriação de época que nos coloca na Inglaterra do Século XVIII ao lado de um irlandês que busca se infiltrar na aristocracia.

57. De Olhos Bem Fechados

Um médico curioso acaba entrando de penetra em uma orgia do alto escalação de Nova York. A partir dai, sente-se ameaçado em cada lugar que vá. De Olhos Bem Fechados revela um Kubrick focando no suspense e no erotismo.

58. Laranja Mecânica

A boa e velha ultraviolência sem limites de um grupo de arruaceiros que se veste engraçado, bebe um líquido suspeito, ouve música clássica e espalha o caos. Será que é possível curá-los de alguma forma?

59. As Pontes de Madison

A chegada de um fotógrafo da National Geographic em uma cidade do interior pode ser um ponto de mudança na vida da dona de casa Francesca. Há bastante sensibilidade e um pouco de pieguice neste Eastwood um pouco diferente do habitual. O resultado é encantador.

60. Gran Torino

Veterano da Guerra da Coreia, Walt Kowalski tenta deixar seus preconceitos de lado ao se aproximar de um jovem asiático. Gran Torino tem alguns momentos engraçados, mas é principalmente um drama forte que carrega a marca do diretor.

61. Sobre Meninos e Lobos

Amigos que se distanciaram devido a um acontecimento inesperado se reencontram graças a uma tragedia. Eastwood nos faz passar por mais de duas horas de angústia e tensão. A melancolia e desesperança permeiam cada instante de Sobre Meninos e Lobos.

62. Pulp Fiction

Com uma narrativa não-linear, diálogos longos e inspirados e um ritmo ágil, Tarantino mostrou a que veio com essa verdadeira obra-prima. São inúmeras as sequências de Pulp Fiction que entraram para a História do cinema, como a dança de John Travolta e Uma Thurman e a passagem bíblica que o personagem de Samuel L. Jackson costuma falar antes de matar alguém.

63. Django Livre

Django é um escravo que ganha sua liberdade graças a um caçador de recompensas. Ambo se unem para caçar e matar bandidos e principalmente para resgatar a esposa de Django, que é escrava no rancho de Calvin Candie. O sangue jorra bonito em boa parte do filme que também não deixa de lado o humor tarantinesco.

64. Kill Bill

A noiva que foi traída e deixada para morrer no altar agora quer vingança de tudo e todos. Kill Bill é uma incrível mistura de referências dos estilos de cinema que embalaram a vida de Tarantino, como filmes de kung fu e western.

EXPERIÊNCIAS INTENSAS E PESADAS

65. O Nevoeiro

Frank Darabont adaptando uma obra de Stephen King é garantia de sucesso. O Nevoeiro coloca um grupo de pessoas em uma situação dramática e absurda e revela o quão podre a sociedade pode ser. E temos aqui um dos finais mais chocantes que o cinema já viu.

66. Atração Perigosa

A adrenalina come solta neste muito bem construido filme policial. Roubo a bancos, tiroteios, perseguições e um romance perigoso compõe a fórmula que virou um grande acerto de Ben Affleck como diretor

67. Biutiful

Um homem que sobrevive cometendo crimes no submundo de Barcelona descobre que tem pouco meses de vida devido a um câncer. Biutiful chega a nos sufocar com uma verdadeira montanha russa de desgraças. Se podemos tirar algo de bom aqui é a vontade de um pai de proporcionar um futuro melhor para os filhos. Filme difícil.

68. Ilha do Medo

Ilha do Medo é um competente terror psicológico repleto de suspense, conspirações e um pouco de mistério. A ilha do título abriga uma prisão/hospital psiquiátrico e é onde o policial Teddy e seu novo parceiro devem ir para tentar encontrar uma paciente que fugiu.

69. O Abutre

Louis Bloom encontra um novo trabalho para ele: filmar cenas de acidentes e vender para os jornais locais. Rapidamente ele se torna mais ambicioso e passa até a manipular cenas de crimes e acidentes para deixar tudo mais chocante. Que atuação de Gylleenhaal aqui. Ele compôs seu complexo personagem nos mínimos detalhes, sendo o grande destaque da obra.

70. Se7en

Filme de investigação em que detetives vão atrás de um criminoso que se baseia nos pecados capitais para fazer suas vítimas. Se7en possui um sentido de urgência que aumenta a cada sequência e se transforma algo absurdamente intenso no ato final. Pelo caminho, ainda consegue desenvolver bem a dinâmica dos personagens principais e permite com que nos importemos com eles.

71. Sicario

A guerra contra o cartel mexicano não poderia ser mais visceral e impactante. Denis Villeneuve concebe sequências que impressionam tanto pela beleza da fotografia como pelo teor da violência.

72. Judas e o Messias Negro

A história de Fred Hampton – o líder dos Panteras Negras – e de um informante do FBI que se aproxima dele. O resultado disso todos sabemos, mas a forma como tudo é contado pelo diretor Shaka King e a atuação Daniel Kaluuya tornam essa uma experiência arrebatadora.

73. 72 Horas

Russell Crowe interpreta um professor que precisa lidar com a esposa sendo acusada de assassinato. Ela é condenada a prisão perpétua e ele toma a decisão de tentar tirá-la da cadeia. 72 Horas é um thriller surpreendente cheio de reviravoltas que fica da vez melhor.

UMA PEGADA ARTÍSTICA

74. Elefante

Com um ritmo lento e um certo distanciamento dos personagens, Gus Van Sant transforma o Massacre de Columbine em um filme complexo. Ele tenta levantar hipóteses para o que pode ter impulsionado tamanha carnificina e nos choca com tamanha crueza.

75. O Sacrifício do Cervo Sagrado

Situações pouco usuais e uma atmosfera agoniante são a tônica de O Sacrificio do Cervo Sagrado. O que temos aqui é uma estranha relação entre um cirurgião cardíaco e um jovem diferente.

76. Moonlight

Três atores diferentes dão vida a Chiron ao longo dos anos. As experiências de vida dele possuem uma carga dramática única que tem muito a dizer.

PARA SE SENTIR BEM

77. American Underdog

Filme bem intencionado que mostra a vida de Kurt Warner, um jogador de futebol americano desacreditado que se tornou um grande nome da NFL. American Underdog é formulaíco e piegas, mas torna-se bem emocionante em seu ato final. É aquele tipo de história de superação que todo mundo gosta.

78. As Vantagens de Ser Invisível

Relato genuino de um garoto com dificuldades de se enturmar… até conhecer os amigos certos. Destaque para a trilha sonora e a lendária cena do túnel.

79. Em Um Bairro de Nova York

Com números musicais executados com criatividade e dedicação, Em Um Bairro em Nova York envolve e encanta. Tem músicas tão boas que dá vontade de sair cantando por aí. E ele ainda faz precisos comentários contra a xenofobia e o machismo.

DICAS BÔNUS DESSA POCILGA

80. A Rede Social

Eu não imaginava que a história por trás do Facebook poderia ser recheada de acontecimentos tão interessantes. A direção de David Fincher consegue atrair nossa atenção do começo ao fim.

81. Mud – Amor Bandido

Em uma região ribeirinha do sul dos Estados Unidos, dois garotos por acaso encontram um homem que está se escondendo da polícia e de caçadores de recompensas. Essa é uma inesperada história de amadurecimento temperada pelas descobertas do amor. Somos brindados com uma bela fotografia e uma história com alma.

82. Anti-Herói Americano

Paul Giamati interpreta um homem comum que está por trás da criação de uma inusitada revista em quadrinhos. Quem diria que as coisas banais do cotidiano poderiam ser tão intrigantes e divertidas colocadas no papel? E a personalidade peculiar do cartunista ajuda no nosso estranhamento e fascinação ao contemplar a produção do material.

83. Beleza Americana

Lester Burnham passa por uma crise de meia-idade e decide que sua vida precisa de mudanças. Há vários personagens fascinantes aqui, a maioria tentando se reinventar ou descobrir quem de fato são.

84. Erin Brockovich

Uma mulher que não leva desaforo para casa está em uma péssima situação financeira. Ela encontra uma oportunidade de melhorar de vida e não hesita em agarrá-la com todas as forças, ainda que corra riscos. Julia Roberts está vibrante neste filme que revela como uma grande indústria não estava nem aí ao prejudicar a saúde daqueles que moravam próximos de suas instalações.

85. O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford

Um western melancólico, visualmente exuberante e com um desfecho forte, ainda que esperado. O ritmo mais lento e a trilha sonora inspirada são essenciais para nos colocar inevitavelmente dentro da história. Pura arte.

86. Relatos Selvagens

Uma antologia sobre vingança dividida em 5 capítulos, um melhor do que o outro. Relatos Selvagens é forte, imprevisível e inspirado. Destaque para os episódios da insana perseguição de carro e do casamento. Aliás, não consigo me recordar de ter experimentado tantas emoções distintas ao ver um casamento no cinema. Relatos Selvagens é impossível de se esquecer e de não sair recomendando por aí.

***

E aí, qual desses vai assistir hoje?

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *