Crítica | Uma Voz Contra o Poder (Percy Vs Goliath)

Crítica | Uma Voz Contra o Poder (Percy Vs Goliath)


Baseado em fatos reais, Uma Voz Contra o Poder conta a história do fazendeiro canadense Percy Schmeiser. Com a agricultura como fonte de renda na família por gerações, ele cultivava sua canola tranquilamente até receber uma carta da gigante do agronegócio Monsanto cobrando pelo uso de suas sementes geneticamente modificadas.

Percy não consegue entender muito bem a situação, afinal ele jamais comprou algo da Monsanto. Ele sempre armazenou as melhores sementes para plantar no ano seguinte. O problema é que foi constatada a presença de sementes da Monsanto em suas terras.

Como elas chegaram lá? O vento levou? As sementes caíram do carro do vizinho? Para a empresa, não importa. O fato é que ele está se beneficiando do produto e deve pagar por isso. E agora eles querem toda a plantação de Percy.

Defendendo a sua honra e o trabalho de sua vida, Percy decide ir até as últimas consequências legais para provar sua inocência nesse caso.

Uma Voz Contra o Poder possui uma história intrigante que permite várias reflexões sobre o agronegócio como um todo. Temos aqui um agricultor independente que acaba sendo vítima de uma corporação gigante cuja prioridade é lucrar o máximo possível. Tal corporação é capaz de criar uma semente transgênica e um herbicida que mata tudo, menos essa semente. Eles conseguem dinheiro de várias formas, mas adoram falar que o objetivo é erradicar a fome no mundo. Conta outra.

Muitos fazendeiros passaram pela mesma situação de Percy, mas poucos tiveram a resiliência de travar uma batalha legal da forma como ele fez. É mesmo um embate de David contra Golias. A Monsanto com seus bilhões, suas intimidações e seus vários advogados. Percy com sua obstinação, com o apoio da sua esposa e com o seu advogado não tão experiente.

O filme ganha mais apelo devido a presença de Christopher Walken. Ele tem uma atuação segura, sem tantos maneirismos característicos e consegue carregar tudo até o fim.

Mas a verdade é que Uma Voz Contra o Poder tem a essência de um filme feito para a televisão. As coisas acontecem rápido demais, os diálogos por vezes exageram no didatismo, as sequências no tribunal são protocolares e o clímax tem pouco impacto.

De qualquer forma, trata-se de um registro válido de um tema que merece atenção. Assim como as palestras de Percy pelo mundo, o filme pode conscientizar sobre o que está por trás daquilo que chega às nossas mesas.

Onde assistir: Claro Now, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 4kb.png

Uma frase: “Alguns fazendeiros compram suas sementes de grandes empresas todo ano. Eu? Eu armazeno as minhas”

Uma cena: As cartas em apoio a causa chegando para Percy.

Uma curiosidade: Percy Schmeiser morreu em 13 de outubro de 2020, 4 dias depois do lançamento do filme nos cinemas. Ele tinha 89 anos.


Uma Voz Contra o Poder (Percy Vs Goliath)

Direção: Clark Johnson
Roteiro: Garfield Linsay Miller, Hilary Pryor, Maureen Dorey
Elenco: Christopher Walken, Roberta Maxwell, Christina Ricci, Zach Braff, Luke Kirby, Martin Donovan
Gênero: Biografia, Drama
Ano: 2020
Duração: 99 minutos
IMDb

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *