Para ver e ouvir | Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

Está no ar mais uma edição da coluna Para ver e ouvir na POCILGA, dessa vez com o filme Scott Pilgrim Contra o Mundo. O objetivo dela é falar sobre filmes que tem uma trilha sonora tão boa que merecem um destaque.

Scott Pilgrim Contra o Mundo

Scott Pilgrim Contra o Mundo foi lançado em 2010 e ele é baseado na HQ de Brian Lee O’Malley. Na história, o protagonista Scott Pilgrim se apaixona por Ramona Flowers, mas para que eles possam ficar juntos ele terá que derrotar os 7 ex-namorados dela. Uma verdadeira história de amor nerd, então é claro que não podiam faltar referências à cultura pop, principalmente ao mundo musical. Então a trilha sonora tem um papel importante na narrativa.

Uma das referências mais curiosas é o fato de Scott Pilgrim usar uma camisa com as iniciais do seu nome (SP) dentro de um coração, que na verdade é o logo do Smashing Pumpkins, banda favorita desse que vos escreve e que infelizmente não tem nenhuma música na trilha sonora.

Geralmente, um filme pode ter uma boa escolha de músicas já existentes para compor a trilha, ou elas são compostas especialmente para ele. Scott Pilgrim Contra o Mundo é uma mistura das duas situações. Temos canções de artistas como T. Rex e Rolling Stones, como também novas composições feitas para os artistas fictícios da narrativa.

Edgar Wright escolheu o músico Beck para compor a maioria das canções, além das bandas Broken Social Scene e Metric para cantar outras. No entanto, o diretor exigiu que os atores também aprendessem a tocar e cantar suas respectivas músicas de verdade, para que as cenas ficassem realistas. O elenco também teve que aprender a fazer suas próprias cenas de luta, mas vamos nos concentrar apenas na parte musical.

Vamos às 5 melhores músicas do filme:

Sex Bob-Omb – We are Sex Bob-Omb

(música que é apresentada logo no início do filme e serve também como apresentação da banda, e é interessante notar que o protagonista Scott Pilgrim “apenas” é o baixista)

Crash and the Boys – I´m So Sad, So Very, Sad / We Hate You Please Die

(durante um concurso de bandas, essa está concorrendo com a Sex Bob-Omb e eles por acaso também tem uma baterista feminina, e essa música foi feita pela banda Broken Social Scene)

Metric – Black Sheep

(música feita pela banda Metric para ser a canção de Envy Adams, ex-namorada de Scott Pilgrim que virou uma grande estrela da música. Essa é a melhor canção da trilha.)

Beck – Ramona

(música feita pelo cantor Beck para servir de tema romântico de Scott Pilgrim para Ramona)

Sex Bob-Omb – Threshold

(as músicas feitas para a fictícia Sex Bob-Omb são tão boas que seria bem legal se ela se transformasse em uma banda de verdade)

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

One thought on “Para ver e ouvir | Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *