Review | Os Anéis do Poder – 1×06: Udûn

Finalmente em “Udûn” os fãs de Senhor dos Anéis tiveram algo que ansiavam bastante: uma grande batalha. Esse sexto episódio tem muitas cenas de ação e luta, todas muito bem dirigidas por Charlotte Brändström. A parte técnica de Os Anéis do Poder se destaca e uma parte da trama caminha para um desfecho. No entanto, reviravoltas interessantes são apresentadas, deixando um ótimo gancho rumo ao final da temporada nos próximos dois capítulos.
Aviso de SPOILERSOs comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em Udûn, o sexto episódio da primeira temporada de Os Anéis do Poder.
A ação começa com Adar e seus orcs chegando na torre de vigia e a encontrando vazia. Assim que chegam lá são surpreendidos por Arondir, que sozinho os prende no local e derruba a torre. Um ótimo plano, já que seria impossível que o elfo junto com o grupo de humanos entrasse em um combate direto com os inimigos.
Enquanto isso, o grupo liderado por Bronwyn assiste de longe na vila a torre ser destruída. Infelizmente a paz não dura muito tempo, tendo apenas um espaço para Bronwyn e Arondir trocarem juras de amor. Assim os orcs chegam e a batalha começa novamente.
No entanto, o grupo liderado por Galadriel consegue chegar em cima da hora para salvar o pessoal que estava na vila. Esse momento lembrou muito uma cena de “O Retorno do Rei” quando Aragorn chega com seu “Exército de Mortos“ para salvar a batalha.
A batalha não foi fácil e o grupo de Galadriel ganhou pelo elemento surpresa e ainda conseguiu capturar Adar vivo. Ela chegou no último instante, pois quase Halbrand o mata. Essa cena é interessante, já que algo similar se repete, dessa vez com ele a impedindo de fazer “besteira” enquanto a elfa interrogava o líder dos orcs.

Antes de prosseguir com o review, é importante refletir sobre as falas de Galadriel que são extremamente racistas. Tudo bem, estamos em uma série de fantasia e os orcs em teoria seriam a “encarnação do mal”. Contudo, Os Anéis do Poder apresentou uma visão mais humanizada deles, então caberia aceitar esse discurso da elfa?
Quem já havia citada essa questão e falou mais uma vez após esse episódio foi Rafael Saldanha, integrante da POCILGA. Confiram o tweet dele:
Quem foi mais e explicou com detalhes essa questão foi Alice Priestly, também no Twitter, onde ela fez uma excelente thread apresentando detalhes sobre o assunto:
Fica então o questionamento feito por Levi Kaique Ferreira sobre essa preocupação apresentada por Alice. Será possível depois redimir Galadriel depois dessas falas?
Vamos aguardar os próximos capítulos para ver qual será a abordagem da série, pois está claro que Galadriel está cheia de ódio no seu coração e isso pode estar influenciando no seu julgamento e comportamento.
Prosseguindo com o review.
Infelizmente o mistério sobre quem é Sauron ainda não foi revelado, mas fica ainda mais confirmado que Adar não é o grande vilão. Contudo, ele revela que é Uruk, o elfo que foi sequestrado ainda criança e foi corrompido. Além disso, fala sobre o plano que Sauron ainda não conseguiu colocar em prática: criar um poder do “Mundo Invisível”.
Em seguida Halbrand assume seu lugar como rei das Terras do Sul e o grupo de Bronwyn fica feliz e surpreso pela revelação do seu novo líder. O grupo comemora feliz por ter vencido a batalha, mas infelizmente a alegria dura pouco.
A grande reviravolta de “Udûn” é que na verdade a captura de Adar foi apenas uma distração para o real plano, que era o roubo da “espada chave”. Ela é levada para a Torre de Vigia destruída. Após ser usada, libera uma quantidade grande de água que corre pelos túneis cavados pelos orcs chegando a um vulcão. Dessa forma é criada uma grande erupção que engole tudo ao redor, inclusive a própria Galadriel, terminando o episódio com esse gancho interessante.
Em síntese, “Udûn” mostra que a batalha está apenas no início. Após algumas supostas vitórias os “heróis” são surpreendidos no final. Uma reviravolta interessante que cria expectativas para o final da temporada nos próximos 2 episódios. Vamos ver se eles serão mais mornos ou se ainda teremos momentos de ação e batalha.


O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder (The Lord of the Rings: The Rings of Power)
Temporada: 1ª
Episódio: 06
Título: Udûn
Roteiro: Nicholas Adams & Justin Doble e J. D. Payne & Patrick McKay
Direção: Charlotte Brändström
Elenco: Morfydd Clark, Ismael Cruz Córdova, Nazanin Boniadi, Tyroe Muhafidin, Charlie Vickers, Lloyd Owen, Cynthia Addai-Robinson, Maxim Baldry e Joseph Mawle
Exibição original: 30 de setembro de 2022 – Amazon Prime