Review | Westworld – S04E01 – The Auguries

Review | Westworld – S04E01 – The Auguries

Vá jogar um videogame, diria a cantora Lana Del Rey na música “Video Games” ou seria um conselho dado após assistir The Auguries, a estreia da nova temporada de Westworld?

Será possível com apenas um episódio já ter uma previsão se a temporada vai ser boa ou não? É difícil afirmar algo sobre isso após assistir o episódio “The Auguries”, dirigido por Richard J. Lewis. Após uma primeira e uma segunda temporadas brilhantes, a terceira foi irregular por não conseguir manter a complexidade do programa, entregando uma trama extremamente bagunçada com altos e baixos. E o que esperar dessa 4ª temporada? Vamos analisar um pouco dos “presságios” apresentados nesse capítulo inicial.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em The Auguries, o primeiro episódio da quarta temporada de Westworld.

Essa 4ª temporada começa com “os presságios” do título indicando que após 7 anos de “calmaria”, sinais indicam que teremos novos conflitos. É interessante reencontrar com alguns dos personagens e visualizar como está a vida de cada um deles. Contudo, é possível constatar que a narrativa começa de forma mais “simples” indicando que o grande “vilão” desse quarto ano será William, o Homem de Preto.

William (Ed Harris) é o primeiro dos antigos personagens que nós encontramos e ele obviamente aparece vestido de preto. Seu objetivo é comprar a represa Hoover, que agora é o local onde está guardado dados e que ele alega terem sido roubados dele há 8 anos atrás. Ou seja, tudo indica que seria o “backup” do Westworld que em teoria teria sido roubado e destruído por Dolores e Maeve na temporada anterior. Para conseguir alcançar seu objetivo ele usa uma tecnologia que lhe permite controlar os humanos através de “moscas robôs”, que inclusive ganham destaque na abertura da série. 

A partir desse ponto começa uma perseguição onde William está em busca dos anfitriões antigos de Westworld para recuperar os dados do parque, pois as informações estão codificadas e os robôs teriam a chave para descodificar.

Assim o novo reencontro é com Maeve (Thandiwe Newton), que está escondida em uma cabana isolada, ao que tudo indica ainda processando as informações que descobriu na temporada anterior em relação ao seu passado. Após sofrer um ataque dos capangas do Homem de Preto – que na verdade são anfitriões com novas programações – e escapar disso, ela vai alertar alguém que também pode estar em perigo: Caleb (Aaron Paul).

O reencontro com Caleb é um dos pontos de destaque de “The Auguries” por trazer algumas reflexões sobre as consequências da destruição do Rehoboam (ou Roboão em português), que era a inteligência artificial que controlava a vida das pessoas. Em determinado momento um colega de trabalho questiona o personagem se sua vida tinha melhorado após o fim do controle das máquinas, pois para ele o computador fazia apenas mostrar quem você realmente era. Realmente é um questionamento válido, mas apresentado de maneira ainda superficial pela série. Vamos ver o quanto mais sobre isso iremos ver ao longo da temporada.

Caleb agora é casado e tem uma filha pequena. Sua esposa acredita que ele passa por problemas psicológicos e paranoia, pois 7 anos após o fim do conflito com as máquinas ele acredita que a qualquer momento tudo pode recomeçar. E infelizmente ele está correto, já que um dos capangas de William surge em sua residência, mas é neutralizado por Maeve. Eles se juntam e partem em busca do Homem de Preto, então agora é aguardar como essa parte da trama vai se desenvolver, pois por enquanto ainda estamos visualizando uma construção bem convencional e não muito interessante.

O primeiro episódio de uma nova temporada costuma ser morno, servindo mais como ambientação e preparação para os conflitos que serão apresentados e desenvolvidos. Olhando assim, “The Auguries” segue bem essa cartilha. Felizmente, ainda tivemos tempo para o retorno de mais uma personagem: Dolores, que agora se chama Christina.

Descobrimos que Christina (Evan Rachel Wood) é uma mulher que trabalha em uma empresa de videogames e é responsável por criar a história dos NPC (non-player character), isto é, personagens não jogáveis. Ou seja, é uma referência clara ao que ocorria em Westworld, onde os anfitriões eram esses NPCs. Não por acaso as narrativas que vemos ela desenvolver lembram bastante a de Dolores.

O grande mistério é: o que aconteceu com Dolores? Por que agora ela se transformou em Christina? Essa sua nova profissão é uma forma de manter sua memória antiga “ativa”? Eis que surge um homem que diz conhecê-la, que é a responsável por criar a história. Seria ele um NPC que ganhou consciência, algo similar ao ocorrido em Westworld? O fato dele se matar pulando de um prédio pode ser um sinal disso, um defeito similar que também ocorreu no parque.

Uma outra possibilidade levantada é uma feita por PH Santos no YouTube, onde ele diz que é possível que estejamos novamente diante de duas timelines sendo apresentadas ao mesmo tempo. Dessa forma, Christina não seria uma nova Dolores, mas sim a sua criadora, isto é, a pessoa que a criou. É uma possibilidade interessante, mas não sei se apostaria nela.

Para finalizar, temos o retorno de um personagem muito querido: Teddy, interpretado por James Marsden. Quer dizer, na verdade nem sabemos se ele é Teddy ou apenas o “corpo” dele com a memória de alguém, ainda iremos descobrir. Mas tudo indica que ele estava de olho em Christina / Dolores, como se estivesse tomando conta dela.

Ainda aguardamos o retorno de alguns personagens, especialmente os interpretados por Jeffrey Wright e Tessa Thompson, já que o nome deles aparece nos créditos, mas os atores não aparecem em cena. Em síntese, podemos dizer que “The Auguries” foi um episódio morno, que apresenta alguns elementos novos interessantes, novos mistérios e poucas respostas. O tom da narrativa indica ser menos bagunçado, mas corre o risco de ser mais “comum”, deixando um pouco da complexidade, uma das marcas mais importantes de Westworld, de lado. Vamos torcer para que o programa surpreenda mais uma vez e encontre um caminho mais relevante nesta quarta temporada.



Westworld

Temporada:
Episódio: 01
Título: The Auguries
Roteiro: Lisa Joy e Will Soodik
Direção: Richard J. Lewis
Elenco: Evan Rachel Wood, Thandiwe Newton, Jeffrey Wright, Tessa Thompson, Aaron Paul, Angela Sarafyan e Ed Harris
Exibição original: 26 de junho de 2022 – HBO

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *