Review HQ | Ed Gein

Review HQ | Ed Gein

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre Ed Gein, mas sem dúvidas conhece pelo menos uma das obras inspiradas em sua vida. Entre as mais famosas temos o livro e filme “Psicose”, além dos longas-metragens “O Massacre da Serra Elétrica” e “Silêncio dos Inocentes”, só para citar alguns.

Ed Gein foi um psicopata brutal, responsável por uma série de assassinatos macabros ocorridos nos Estados Unidos nos anos 1950, onde assassinou e desmembrou mulheres, além de arrombar túmulos para roubar cadáveres. Tudo isso com o intuito de confeccionar máscaras com a pele das pessoas, enfeites com membros dos corpos, e até mesmo utensílios de cozinha com os ossos. São crimes chocantes e aterrorizantes, mas o que teria levado esse homem a praticar algo tão perturbador?

Esse é um dos objetivos da HQ “Ed Gein”, criada por Eric Powell e Harold Schechter. Nas suas páginas a graphic novel mistura elementos de biografia, ao contar um pouco da história pessoal de Ed, com documentário, ao apresentar relato de moradores da cidade onde os crimes aconteceram e mostrar a repercussão também na mídia e dentro da polícia.

Para deixar bem claro para o leitor que a história se passa no mundo real e também para mostrar o quanto ela influenciou a cultura pop como um todo, no primeiro capítulo vemos o diretor Alfred Hitchcock em 1960 se preparando para levar ao cinema o livro “Psicose” de Robert Bloch. Não havia passado muitos anos sobre a descoberta dos crimes de Ed Gein, então um dos questionamentos que fizeram ao cineasta era justamente se ele não estaria explorando a história e influenciando negativamente a sociedade.

A partir do segundo capítulo a história segue para o protagonista Ed Gein mostrando sua infância e a relação dele especialmente com a mãe. A mulher era extremamente religiosa e rigorosa com seu filho. Já o pai era ausente e tinha problemas com álcool. Ou seja, o jovem cresceu em um ambiente extremamente tóxico. Para completar, o garoto sofreu bullying na escola e de outros garotos da vizinhança porque tinha um jeito sensível e tímido em seu comportamento. Mas o quanto disso teria influenciado Ed a cometer seus crimes? O acompanhamos até a sua chegada à vida adulta e as mudanças no seu comportamento, especialmente após a morte da mãe que o deixa ainda mais perdido.

O grande trunfo da hq Ed Gein é a mistura da pesquisa feita por Harold Schechter, que organizou todos os elementos da investigação dos crimes de Ed, com a arte de Eric Powell. O quadrinista explora bem os elementos mais aterrorizantes da história de Gein e cria uma narrativa fascinante que se aprofunda no lado psicológico desse homem para que o leitor embarque na jornada em busca do entendimento do que poderia ter levado a pessoa a cometer atos tão brutais.

Como sempre, a Darkside apresenta um acabamento gráfico excelente em Ed Gein com capa dura e papel de qualidade. A hq é em preto e branco, o que ajuda a criar um clima mais soturno e condizente com a história do protagonista. Os traços de Eric Powell são bem realistas, contribuindo para a verossimilhança da narrativa. Essa combinação faz com que a leitura dessa graphic novel se transforme em uma experiência extremamente imersiva na vida de Gein, principalmente no lado psicológico do homem, mas sem deixar de lado a repercussão em torno dos crimes e assim entendemos melhor o impacto que causaram na sociedade e de como influenciaram a cultura pop até os dias de hoje.


Classificação:


Ed Gein

Autores: Eric Powell e Harold Schechter
Editora: Darkside
Tradutor: Carlos Rutz
Número de páginas: 224 

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *