Para ver e ouvir | Top Gun – Ases Indomáveis (1986)

Para ver e ouvir | Top Gun – Ases Indomáveis (1986)

Está no ar mais uma edição da coluna Para ver e ouvir na POCILGA, dessa vez com o filme Top Gun – Ases Indomáveis. O objetivo dela é falar sobre filmes que tem uma trilha sonora tão boa que merecem um destaque.

Agora a coluna também virou um podcast, como conteúdo extra do Varacast publicado apenas no Spotify, que disponibilizou o recurso “Música + Papo”, onde é possível incluir canções do catálogo do serviço de streaming no podcast. Ouçam no player abaixo: 

Top Gun – Ases Indomáveis

Top Gun, assim como outros filmes dos anos 1980, tem na trilha sonora um de seus diferenciais. As músicas do longa-metragem de Tony Scott ajudam a definir o tom da narrativa e são um ótimo retrato da época em que a história se passa.

Logo no início do filme ouvimos o som do hino e música tema do filme chamado “Top Gun Anthem“, composto por Harold Faltermeyer – que é o responsável pela trilha sonora de Top Gun – Ases Indomáveis – e através da canção já temos a exata noção do clima e do tom do longa-metragem. Vemos cenas de caças na pista de pouso e decolagem no porta aviões alternando com os créditos, aí quando surge o título o tema/hino já bota uma pressão sobre a urgência e o clima épico da narrativa.

Em seguida temos a música “Danger Zone“, cantada por Kenny Loggins, que com o som da guitarra deixa claro para o espectador o clima eletrizante de ação de Top Gun. A montagem do filme de Tony Scott é fantástica na criação das cenas de avião, misturando cenas reais com efeitos práticos, resultando num realismo impressionante até hoje.

Top Gun é um clássico da Sessão da Tarde, daqueles que sempre reprisavam nas tardes da Rede Globo. É um filme que, sem dúvidas, representa o espírito da época, tanto em suas qualidades quanto em seus problemas e exageros. Se por um lado ele era “a frente do seu tempo” por apresentar uma personagem feminina que era uma figura importante dentro da marinha, por outro não deixava de mostrar o machismo, que até hoje ainda é um problema estrutural em nossa sociedade.

Na trama Tom Cruise interpreta Maverick, um piloto de caças que junto com seu parceiro Goose (Anthony Edwards) tem a chance de mostrar seu valor dentro da marinha ao participar de um programa chamado Top Gun, que reúne os melhores pilotos da corporação americana. O interesse romântico do protagonista é Charlie (Kelly McGillis), uma das instrutoras do curso.

É curioso como no filme o clima quente literalmente transpira na tela quase o tempo todo, seja pela fotografia com cores quentes ou em detalhes como quase sempre vemos um personagem suando devido ao calor da Califórnia. Para contrastar com isso, o tema romântico e principal música da trilha tem um clima meio melancólico. “Take My Breath Away” da banda Berlin é uma excelente canção e é “piegas” no limite máximo do aceitável. A cena de amor entre Maverick e Charlie ao som dessa música é bem interessante, com uma fotografia com luz azul, combinando com o clima da canção e ajudando a criar o contraste com o resto do filme.

Vamos as 5 melhores músicas do filme: 

Harold Faltermeyer e Steve Stevens – “Top Gun Anthem”

Kenny Loggins – “Danger Zone”

Kenny Loggins – “Playing with the Boys”

Berlin – “Take My Breath Away”

The Righteous Brothers – “You’ve Lost That Lovin’ Feelin”

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *