Crítica | A Praia (2000)

Crítica | A Praia (2000)


Richard
é um americano que está na Tailândia em busca emoções que geralmente não são experimentadas pelo turista comum. Um encontro bizarro o deixa com a posse de um mapa para uma ilha pouco conhecida, mas cheia de atrativos. Parece ser o tipo exato de programa que ele está procurando.

A Praia tem um início enérgico e com um ar de aventura que desperta o nosso interesse. A narração em off e o carisma em construção de um jovem Leonardo DiCaprio nos fazem embarcar com curiosidade nessa viagem que promete um destino paradisíaco e, obviamente, perigoso.

As coisas já começam a ficar estranhas no caminho para a ilha, quando Richard faz amizade com um casal francês e os três atravessam a nado uma distância enorme e encontram tempo e fôlego para no caminho fazer uma pegadinha com a presença de tubarões no local.

A tal ilha revela cenários de rara beleza e também um grupo vivendo em um tipo de sociedade alternativa, com direito a música, prática de esportes competitivos e consumo recreativo de drogas ilícitas para relaxar a mente. O detalhe é que em outra parte da ilha existem traficantes fortemente armados dispostos a atirar no primeiro sinal de ameaça.

Infelizmente, o filme vai mudando sua abordagem e se torna uma verdadeira bagunça. Há uma mistura que não dá certo de referências como Apocalipse Now, Senhor das Moscas, jogos de video game e até A Lagoa Azul.

A irregularidade é a tônica de A Praia. Se uma sequência de romance soa piegas e fora de lugar, por outro lado há um ataque de tubarões com um resultado extremamente gráfico e que mostra a boa qualidade dos efeitos especiais e da direção de Danny Boyle. Mas é pouco para salvar o filme do caminho sem sentido que ele escolheu seguir.

Para piorar, há uma tentativa de passar uma mensagem positiva e supostamente inspiradora no final que soa mais absurda do que as coisas que vimos antes.

* Onde assistir: Star+


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3kb.png

Uma frase: “Viajamos milhares de milhas para ver TV e ficar em um lugar com os confortos de casa. Qual o sentido disso?”

Uma cena: O sangrento resultado de um ataque de tubarão.

Uma curiosidade: DiCaprio recebeu 20 milhões de dólares para fazer este filme.


A Praia (The Beach)

Direção: Danny Boyle
Roteiro: John Hodge
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tilda Swinton, Daniel York, Robert Carlyle, Virgine Ledoyen
Gênero: Aventura, Drama, Romance
Ano: 2000
Duração: 119 minutos

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *