Review Podcast | Mercado do Peixe

Review Podcast | Mercado do Peixe

O Mercado do Peixe era considerado um dos melhores fins de noite de Salvador antes de ser fechado em 2015. O espaço era um complexo de bares e administrado por famílias pobres que servia comida caseira e bebida barata, funcionando 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. Infelizmente em 2017 ele foi reaberto totalmente diferente da proposta inicial. Após a reforma a prefeitura de Salvador, comandada pelo prefeito ACM Neto, simplesmente “gourmetizou” o lugar, colocando restaurantes “chiques” e destruindo por completo a identidade do local.

É importante fazer essa introdução antes de falar sobre o podcast Mercado do peixe, audiodrama criado pela produtora baiana Súbito. Essa contextualização é fundamental para entender o pano de fundo dessa história, que adapta o conto de mesmo nome de Mariana Paiva para o formato de áudio.

A trama gira em torno de Leila, uma mulher que percebe que não é tão feliz quanto achava ao receber uma ligação do ex-namorado Júnio. Ela trabalha em um emprego honesto e mora junto com Jurandir, enquanto o ex está preso. Será que ela sente falta de quem ela era, das aventuras à margem da lei com o ex?

Mas onde o Mercado do Peixe entra na trama? Simples, a mãe de Júnio trabalhava lá e a reforma obviamente impactou a vida deles. Será que a falta de oportunidade fez com que ele seguisse pela vida do crime? E ela, por que não consegue ser feliz com uma vida honesta e um homem bom ao seu lado? Essas são algumas das reflexões que podem ser feitas ao ouvir essa história.

gravação do Mercado do peixe no Attitude Áudio Criação
Jane Santa Cruz, Daniel Farias, Napoleao Cunha, Verena Petitinga e Rodrigo Luna
foto tirada do Instagram da Súbito Podcasts

O formato de podcast de drama tem um potencial muito bom e é ótimo ver uma produtora baiana como a Súbito investindo nesse conceito. Além disso, a ideia de adaptar um conto de uma escritora também da Bahia é excelente para mostrar o talento de artistas do estado. O roteiro de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna, dupla que dirigiu o filme “Receba!”, pega muito bem a essência do conto de Mariana e adapta de maneira exemplar para o formato de áudio.

O elenco de vozes é muito bom, onde eles atuam de maneira orgânica, sem aquela sensação de que estão lendo um texto, mas sim interpretando personagens. A maneira de falar com o sotaque soteropolitano com o uso de expressões e gírias locais deixam a trama ainda mais verossímil, explorando bem a baianidade da narrativa.

Em síntese, Mercado do Peixe é mais uma prova de que ainda é possível explorar o formato de podcast de muitas maneiras e que o audiodrama é um dos que tem um incrível potencial. Os diretores Rodrigo Luna e Verena Petitinga, responsáveis pela produtora Súbito, estão de parabéns pela iniciativa e vamos torcer para que novos curtas de áudio sejam produzidos, porque esse com certeza deixou um gostinho de quero mais.

Ouça no Spotify:



Mercado do peixe

Criado por: Súbito
Direção: Rodrigo Luna e Verena Petitinga
Roteiro: Pedro Perazzo e Rodrigo Luna
Elenco: Jane Santa Cruz, Daniel Farias, Fábio Osório, Narcival Rubens e Mariana Paiva
Duração: 10 minutos
Ano: 2022

Ramon Prates

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: