Review | Horizon Chase Turbo – Senna Sempre

Review | Horizon Chase Turbo – Senna Sempre

Horizon Chase Turbo é um jogo realizado pela desenvolvedora brasileira Aquiris Game Studio que de certa forma presta uma bela homenagem a um clássico da geração 16 bits: Top Gear. Ele é um game que segue o mesmo molde do feito pela Kemco em 1992 para o Super Nintendo, mas apresenta uma jogabilidade atualizada, enquanto na parte visual apresenta gráficos atuais com uma pegada retrô. Dessa forma, jogá-lo é uma experiência que utiliza bem o sentimento nostálgico, mas também funciona para uma nova geração.

Em 2021 o estúdio lançou o DLC (conteúdo extra para download) chamado Senna Sempre (Senna Forever em inglês), que presta uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, falecido em 1994. Sem dúvidas ele é um dos esportistas mais idolatrados na história do esporte brasileiro e deixou sua marca na história da Fórmula 1.

De certa forma a Aquiris faz uma homenagem dupla, pois além da clara referência ao piloto brasileiro, podemos dizer que o estúdio também presta um tributo a outro game clássico de corrida da geração 16 bits: Super Monaco GP, lançado em 1989 pela Sega para o Mega Drive / Genesis e que teve uma continuação em 1992 que também louvou Senna chamado Ayrton Senna’s Super Monaco GP II.

Inicialmente o DLC Senna Sempre pode parecer apenas uma nova “roupagem” para o game, colocando a skin de carros de Fórmula 1, mas felizmente a Aquiris foi muito cuidadosa na criação desse conteúdo extra. Um dos diferenciais é que agora é possível utilizar o modo 1ª pessoa, onde o jogador tem a visão como se estivesse dentro do cockpit do carro. Isso torna a experiência de jogar ainda mais divertida e imersiva, mas vale lembrar que o objetivo do game não é entregar algo realista e sim uma corrida arcade. 

Para saber mais sobre a jogabilidade você pode conferir o vídeo abaixo. Fiz um Mico Review onde mostro um pouco de Horizon Chase Turbo – Senna Sempre

São 2 modos de jogo, mas o mais interessante é o modo carreira (single-player) onde o jogador tem a oportunidade de reviver um pouco da trajetória do piloto Ayrton Senna. São 5 capítulos onde é possível passar pelas principais pistas pelas quais Senna passou, onde o objetivo é recriar algumas das “façanhas” dele. Assim, em cada pista temos objetivos a serem compridos, como ter que pegar todas as moedas, terminar entre os 3 primeiros e coisas do tipo. Isso faz com que esse modo seja extremamente divertido. O outro é um campeonato com corridas aleatórias, mas tem alguns carros para serem desbloqueados.

Em síntese, Senna Sempre apresenta uma expansão muito boa para o game Horizon Chase Turbo, onde o jogador pode retomar a jogatina do jogo da Aquiris em uma nova experiência que presta uma bela homenagem ao piloto brasileiro Ayrton Senna.


Classificação: 


Horizon Chase Turbo – Senna Sempre

Plataformas: PlayStation 4, Microsoft Windows, Linux, Nintendo Switch, Mac OS Classic, Xbox One
Produtora e Desenvolvedora: Aquiris Game Studio
Ano: 2021

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *