Resenha de Livro | Jimmy Page no Brasil

Resenha de Livro | Jimmy Page no Brasil

Existem diversas biografias sobre o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, mas poucas abordam a relação do artista com o Brasil. O trabalho de pesquisa do músico e jornalista Leandro Souto Maior é muito bom e ele colocou no livro “Jimmy Page no Brasil” diversos relatos interessantes sobre as passagens de Page pelo Brasil, incluindo o tempo que morou no interior da Bahia.

Uma pena que o próprio Jimmy Page não tenha dado entrevista para o livro, mas ainda sim a obra de Leandro é um relato histórico importante da relação de Page com o nosso país. O escritor conseguiu depoimentos de muitos músicos, jornalistas, amigos e fãs em geral do lendário guitarrista do Led Zeppelin. Isso faz com que “Jimmy Page no Brasil” se torne uma obra obrigatória para os admiradores brasileiros do artista. 

Contudo, pensando também no público internacional de Page, o livro é bilíngue: ele tem os mesmos textos tanto em português, quanto em inglês. Dessa forma, os fãs mais curiosos de outros países também podem apreciar os relatos presentes na obra de Leandro.

O trabalho gráfico de livro também merece elogios ao apresentar fotos de arquivos dos entrevistados, além de trechos de reportagens publicadas em jornais e revistas da época que registraram a passagem de Page pelo Brasil. Como cada capítulo tem versão em inglês e em português, em cada língua a diagramação ficou diferenciada e conta com imagens diferentes, assim mesmo lendo somente em uma língua, é possível aproveitar a página no outro idioma para conferir novas fotos e trechos de matérias.

O livro foi realizado através de um financiamento coletivo no Catarse, isso mostra o quanto existem fãs dispostos a financiar obras interessantes de autores independentes. Esse é um tipo de ferramenta importante para que autores sem recursos próprios ou privados consigam colocar em prática seus projetos. Assim os leitores têm a chance de ajudar livros como esse serem publicados.

O fato de não ser uma biografia comum faz com que o livro de Leandro fuja dos clichês deste tipo de obra literária. Os depoimentos dos entrevistados apresentam ótimas histórias sobre o artista, que agora compiladas juntas compõem um ótimo relato histórico sobre a conexão desse músico tão importante com o nosso país.

Muitos desses depoimentos eram verdadeiras lendas do rock brasileiro, então o trabalho de pesquisa de Leandro foi fundamental para documentar o que aconteceu. Muita coisa estava apenas guardada na memória das pessoas, então foi importante juntá-las neste livro.

Além dos relatos, pesquisas em sites e blogs também foram importantes para obter mais informações. Nisso vale citar que Leandro citou um texto intitulado “Jimmy Page na Bahia e sua influência no Cascadura” publicado no BahiaRock, do qual faço parte, que foi escrito por Ricardo Cury (autor do livro “Tchau”).

Ouçam também o podcast Brou.ha.ha, também baseado nas crônicas do músico e escritor Ricardo Cury, onde na 1ª temporada eles contam essa história da passagem do guitarrista Jimmy Page pela Bahia nos anos 1990.

Em síntese, o livro “Jimmy Page no Brasil” é uma obra imperdível para os fãs brasileiros do músico, mas também para aqueles interessados em saber mais sobre a relação do artista com o país. A pesquisa histórica de Leandro Souto Maior é importante para deixar documentado no livro os relatos e matérias jornalísticas sobre o músico do Led Zeppelin, uma das bandas mais importantes do rock mundial.



Título: Jimmy Page no Brasil
Autor: Leandro Souto Maior
Editora: Garota FM
Número de páginas: 280

Ramon Prates

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: