Review HQ | Duo.Tone

Review HQ | Duo.Tone

Vitor Cafaggi é sem dúvidas um dos melhores quadrinistas do Brasil. A hq Duo.Tone foi o seu 1º trabalho lançado de forma independente em 2011 e agora em 2020 foi relançado pela editora Conrad em formato digital. A história principal é protagonizada por Tim e a segunda, que é menor, tem é estrelada pelo personagem Yoshio. Esse relançamento conta ainda com uma história bônus extra de Tim.

Tim é um pequeno garoto do interior que está prestes a se mudar com a mãe para a cidade grande. Como todo menino de sua idade ele é bem criativo na forma de brincar: sua imaginação é bem fértil e o mundo criado em sua mente é um universo de heróis cheio de cores.

As histórias de Cafaggi geralmente falam sobre amadurecimento. Suas tiras de Valente, publicadas pelo jornal o Globo e depois lançadas em coletâneas pela Panini, têm temática parecida, só que o protagonista é mais velho e foca em suas aventuras românticas. A trilogia Laços, Lições e Lembranças, feitas em parceria com sua irmã Lu, mostram também esse mesmo sentimento através dos personagens da Turma da Mônica nas excelentes Graphic MSP. A diferença de Duo.Tone é apresentar um menino mais novo e dessa forma evocar sentimentos mais ingênuos e infantis.

Os traços de Vitor são sempre bonitos e com uma pegada mais fofa, e em Duo.Tone isso não é diferente. A forma como ele cria a imaginação do protagonista Tim é muito boa e passa para o leitor todo o sentimento por trás da mente da criança. As cores suaves também contribuem para ilustrar esse mundo e nos transportar de vez para esse mundo criativo.

Na história bônus já vemos o pequeno Tim na escola e se adaptando ao novo ambiente e sua nova vida. É um ótimo extra para quem se encantou com a história, já que a trama principal é bem curta e com poucos diálogos, explorando bem mais o lado sensorial do leitor através dos desenhos e das cores.

Duo.Tone conta também com outra pequena história protagonizada por Yoshio, um garoto um pouco mais velho que Tim, mas com a mesma imaginação fértil. No lugar de heróis temos robôs gigantes, com influência dos seriados japoneses Tokusatsus.

Em síntese, Duo.Tone é mais um acerto da brilhante carreira de Vitor Cafaggi. Ele expressa a sua essência e ao investir mais uma vez no tema do amadurecimento mostra como ele domina o assunto com maestria. O relançamento em formato digital foi um acerto da editora Conrad para proporcionar para novos leitores lerem um dos primeiros trabalhos de Cafaggi. A hq está disponível por R$ 9,90 na Amazon e logo entrou no topo da lista de HQs e Graphic Novels para Jovens e Adolescentes mais vendidas do site.


Classificação:


Duo.Tone

Autor e Arte: Vitor Cafaggi
Editora: Conrad
Número de páginas:
52

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

2 comentários sobre “Review HQ | Duo.Tone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *