Review | Derry Girls – 1ª e 2ª Temporadas

Review | Derry Girls – 1ª e 2ª Temporadas

Derry Girls será a série adolescente mais diferente que você já viu! Uma comédia irônica, política e áspera; a série mostra as confusões na vida de 5 jovens que vivem na cidade de Derry em plenos anos 1990, durante a guerra civil da Irlanda do Norte.

Derry Girls é uma série criada por Lisa McGee – que nasceu na cidade de Derry, ganhadora do Prêmio Britânico de Roteiristas de Melhor Comédia na Televisão e Prêmio IFTA Gala Television de Melhor Escritor em Comédia ou Novela. Produzida originalmente pela rede de Channel 4 e que felizmente está no catálogo da Netflix. É uma série que conta com 2 temporadas, com um total de 12 episódios de 22 minutos cada aproximadamente. É o tipo de seriado que se maratona em pouco tempo por ser tão divertida e prazerosa. A 3ª temporada estava programada para 2020, porém é natural esperar que haja um atraso em decorrência da pandemia.

A série explora as descobertas, as famílias e o convívio social dos jovens; Erin, sua prima Orla, suas amigas Clare e Michelle com seu primo inglês, James, interpretados respectivamente por Saoirse-Monica Jackson, Louisa Harland, Nicola Coughlan, Jamie-Lee O’Donnell Dylan Llewellyn. Eles são a minoria católica da cidade e estudam em uma escola de freiras, sobrevivendo à juventude e cercados por conflitos dentro e fora de casa.

“As garotas de Derry” se propõe desde o início a não cair no clichê de uma série adolescente, pois consegue surpreender imensamente o telespectador com seus diálogos frenéticos, inúmeras referências pop dos anos 1990, uma trilha sonora incrível e a representação política de uma época triste da história da Irlanda do Norte. Esses jovens estão crescendo e se desenvolvendo em meio ao caos do chamado “The Troubles”, um conflito violento da Irlanda do Norte que se iniciou nos anos de 1960 e durou inúmeros anos por conta principalmente da divergência entre protestantes e católicos, e politicamente entre os republicanos, lealistas e unionistas sobre o futuro da Irlanda do Norte, o que resultou em um aumento da violência armada e muitas mortes.

Esse fator traz à série um tom mais dramático, porém enriquece ainda mais o traço cômico das histórias. Com piadas agridoces e os altos e baixos na juventude irlandesa, a série inventa uma nova receita para entreter, jogando a monotonia das séries adolescentes para bem longe. O grande destaque fica por parte do elenco que surpreende desde os primeiros minutos em cena. A ironia, perspicácia e inocência das personagens formam uma aliança perfeita tornando a experiência de assistir suas histórias inesquecível. O telespectador com certeza terá seus personagens favoritos, mas a freira Sister Michael – Siobhan McSweeney – é uma atração por si só!

A série foi filmada na própria cidade de Derry e adjacências, como por exemplo em West Belfast, o que traz autenticidade nas representações. Porém um dos diferenciais é a trilha sonora da série, desde momentos mais sérios e tristes a momentos de diversão do elenco. Contamos aqui com The Cranberries, Ace of Base, Blur, R.E.M, Vanilla Ice, Enya, mas por incrível que pareça não vemos nada do U2.

Um retrato político e social na época do “The Troubles” na Irlanda do Norte: Derry Girls consegue entreter e protestar, divertir e informar. A jornada dos 5 adolescentes que vivem em Derry em plena guerra civil, encarando os problemas “normais” da juventude é algo que você não pode perder!



Derry Girls – 1ª e 2ª Temporadas

Criado por: Lisa McGee
Emissora: Channel 4 (no Brasil exibida pela Netflix)
Elenco: Saoirse-Monica Jackson, Louisa Harland, Nicola Coughlan, Jamie-Lee O’Donnell e Dylan Llewellyn
Ano: 2018 e 2019

Tássya Macedo Queiroz

Uma porquinha radioativa mestre em energia nuclear na Rússia, que adora química, Harry Potter e Minions, além de amar escrever, se arriscando como crítica de cinema após um tempo se dedicando como band aid de um certo porcolunista da POCILGA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *