Clássicos | Digam o que Quiserem (1989)

Clássicos | Digam o que Quiserem (1989)

Digam o que Quiserem foi o 1º filme dirigido por Cameron Crowe e nele o cineasta já apresentou elementos narrativos que se tornaram marcantes em sua filmografia. Sem dúvidas o principal deles é o uso de canções e o diretor é especialista em música pop, como ele mesmo conta em “Quase Famosos” – que é inspirado em sua própria vida.

O protagonista do filme é Lloyd Dobler, interpretado por John Cusack, um jovem sem grandes aspirações na vida após o fim do colégio. A única coisa que ele quer é lutar kickboxer e andar com suas amigas Corey e D.C. Já Diane, vivida por Ione Skye, é uma garota super inteligente e que sempre se destacou no colégio, além de ter muitos planos pós escola. O melhor amigo dela é o próprio pai, o que mostra como ela não se relaciona muito com pessoas da sua idade.

Após a cerimônia do encerramento do colégio, onde Diane foi a oradora, Lloyd resolve ligar para a moça a chamá-la para sair e ela surpresa pelo convite decide aceitar. O encontro é na festa com colegas da escola e o comportamento dos dois no local diz muito sobre cada um. Ele é bem recebido, conhece todo mundo, enquanto ela é recebida com surpresa já que a maioria dos presentes não imaginava ela indo para a confraternização.

A partir daí surge um romance entre os dois já que graças a Lloyd a jovem conseguiu de alguma forma se conectar com seus colegas da escola, mesmo que tenha sido após o término das aulas. O problema é que Jim Court, o pai de Diane interpretado por John Mahoney, não fica muito feliz com o interesse romântico da filha. É uma mistura de ciúmes e também de preocupação, de que o romance possa atrapalhar os planos que ele fez para a filha.

O filme gira em torno desses conflitos de relacionamento, já que a moça se sente dividida entre a descoberta de um grande amor e o medo de perder a amizade com o pai, além de estragar os planos de vida que incluem se mudar para a Inglaterra. A trama funciona graças a maneira passional como Crowe desenvolve as relações entre os personagens e principalmente graças ao ótimo elenco.

John Cusack está muito bem e mostra todo o seu potencial e carisma como Lloyd, enquanto Ione Skye mostra todas as facetas de Diane e como ela se desenvolve durante a sua jornada. E John Mahoney também está muito bem no papel do pai, mas que também esconde alguns segredos em sua vida.

Um dos momentos mais interessantes que define bem o personagem de Lloyd é após ele levar um fora de Diane vai em busca de outras figuras masculinas para obter respostas sobre o que fazer, já que geralmente ele só ouve os conselhos de suas amigas mulheres. O resultado é um desastre já que os homens obviamente não sabem o que fazer, então ele faz o certo que é ouvir as mulheres.

Cameron Crowe já começou bem sua carreira em Digam o que Quiserem e mostrou o talento do diretor que construiu ao longo do tempo uma sólida carreira no cinema, onde esse filme já pode ser considerado um clássico.


Uma frase: – Lloyd Dobler: “Eu dei o meu coração, e ela me deu uma caneta.”

Uma cena: Lloyd segurando o rádio para o alto na frente da casa de Diane ao som de “In Your Eyes” de Peter Gabriel.

Uma curiosidade: O dojo apresentado no filme também foi utilizado em Karatê Kid: A Hora da Verdade (1984).

 


Digam o que Quiserem (Say Anything…)

Direção: Cameron Crowe
Roteiro:
Cameron Crowe
Elenco: John Cusack, Ione Skye, John Mahoney, Lili Taylor, Joan Cusack e Amy Brooks
Gênero: Comédia, Romance, Drama
Ano: 1989
Duração: 100 minutos

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

2 comentários sobre “Clássicos | Digam o que Quiserem (1989)

    1. Compramos um Zoológico é muito bom, também.
      Eu sou fã dele!
      Assista também a série Roadies (que infelizmente não está disponível oficialmente no Brasil), são 10 episódios. Já escrevi sobre ela aqui na POCILGA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *