Review | Amor no Espectro

Review | Amor no Espectro

Amor no Espectro acompanha a empreitada de alguns jovens-adultos que estão no espectro do autismo explorando o complicado e imprevisível mundo do amor e dos relacionamentos. A série documental com toques de reality show australiana além de ensinar e derrubar algumas barreiras e preconceitos, aquece o coração e cativa de uma maneira que poucas produções do gênero são capazes de fazer.

Assim como qualquer outra pessoa, ao contrário do que muitos pensam, a maioria dos que se encontram no espectro do autismo possuem os mesmos desejos por intimidade, companheirismo e sonham também em encontrar um par para compartilhar a vida. Um dos maiores obstáculos para isto são as dificuldades de interação social e comunicação que são características daqueles que estão no espectro, o que torna o jogo da sedução ainda mais complicado.

Além de aquecer o seu coração e fazer você torcer por cada um deles, a série discute abertamente sobre o autismo de forma direta e clara. Somos apresentados não só aos jovens, mas também aos seus amigos e principalmente à sua família. Ainda que o foco principal sejam eles, a forma como eles recebem apoio e, principalmente, autonomia para viverem, trabalharem e interagirem com os outros e a sociedade num geral é a chave não apenas para compreendê-los, mas também para derrubar diversos preconceitos que acompanham aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

Encontros

Com o suporte e apoio de familiares e alguns profissionais, os jovens aprendem a como se comportar num encontro e interagir com outro possível interesse romântico. À medida que vamos acompanhando cada um deles a praticar tudo o que estão aprendendo, fica fácil perceber os obstáculos que precisam enfrentar no subjetivo jogo das interações sociais. 

Além de seguir os jovens solteiros em eventos de encontros, Amor no Espectro também apresenta lindíssimos casais, trazendo suas histórias e mostrando como vivem e, principalmente, se amam, compartilham e se apoiam. São histórias preciosas e tão bonitas que é impossível não se emocionar.

Em alguns pontos, assim como os pais de um jovem que está há meses estudando e se preparando para achar a sua “rainha”, você vai até mesmo se permitir a dar algumas risadas, mas no fim de tudo o que ficam são importantes lições. E outro ponto interessante e muito bem feito em Amor no Espectro é saber equilibrar os sentimentos. Você vai se emocionar, vai torcer e também vai acompanhar alguns insucessos e decepções. 

Um encontro numa convenção de quadrinhos

Todo esse equilíbrio de emoções e situações apresentadas e também a forma didática em que alguns assuntos são apresentados fazem de Amor no Espectro uma das melhores coisas que você poderá se permitir a assistir em momentos tão nebulosos como os de agora. Vai por mim, você não vai se arrepender e vai sair uma pessoa mais esclarecida ao fim dessa primeira temporada. E vai ficar ainda mais feliz ao descobrir que uma segunda já foi encomendada.


Excelente: 5 de 5 Bacons
Excelente

Amor no Espectro (Love on the Spectrum)

Lançamento: 2019
Serviço: Netflix
Temporada: 1º
Episódios: 4
Gênero: Documentário, Reality-Tv show

marciomelo

Baiano, natural de Conceição do Almeida, sou engenheiro de software em horário comercial e escritor nas horas vagas. Sobrevivi à queda de um carro em movimento, tenho o crânio fissurado por conta de uma aposta com skate e torço por um time COLOSSAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *