Resenha de Livro | Você Não Merece Ser Feliz

Resenha de Livro | Você Não Merece Ser Feliz

O livro Você Não Merece Ser Feliz é bom? Longa história…

Craque Daniel é um personagem interpretado por Daniel Furlan no programa Falha de Cobertura, que faz paródia com programas esportivos de mesa redonda, onde é debatido basicamente o tema futebol. Os programas verdadeiros, por si só, já têm um pouco do toque da caricatura e do humor, então o que Daniel faz junto com Cerginho (Caíto Mainier) é exagerar nos comentários absurdos e aumentar o nível da gesticulação, como no detalhe em que ele está sempre riscando o papel na mesa onde teoricamente está a pauta.

O Falha de Cobertura faz parte da Tv Quase, de onde também está o Choque de Cultura, que também conta com Daniel Furlan e Caíto Mainier. Eles começaram no YouTube, mas depois foram contratados pela tv Globo, onde a dupla tem a oportunidade de narrar alguns jogos de futebol através da Internet no site da emissora.

No final de 2018 o grupo da Tv Quase lançou o livro Choque de Cultura – 79 Filmes pra assistir enquanto dirige, que fez bastante sucesso e fazia piada com crítica de filmes. Então Daniel Furlan se juntou com Pedro Leite para escrever o livro Você Não Merece Ser Feliz (Como Conseguir Mesmo Assim). Mas do que se trata a obra literária? É basicamente um livro de auto-ajuda, mas em versão cômica.

Afinal de contas, quantos outros esportistas não entraram nesse mercado de auto-ajuda, para contar sua história de superação dentro do esporte. Pensando dessa forma, o personagem Craque Daniel é ideal para escrever uma obra desse tipo.

Sabemos que o mercado de livros de auto-ajuda é enorme e que atualmente o que não falta são “coaches” que estão dispostos a “ensinar” as mais diversas coisas às pessoas. E assim como os programas esportivos, o “gênero” é quase uma paródia de si mesmo. Então ler o livro Você Não Merece Ser Feliz é uma tarefa interessante para o leitor achar o limite entre o que poderia ser “real” ou o que é totalmente humor.

Brincadeira, não tem como levar nada do livro a sério. A começar pelo próprio título, afinal de contas a maioria das obras de auto-ajuda tem como objetivo ajudar o leitor em algum determinado tema. Dificilmente algum autor do gênero falaria que “você não merece ser feliz”, o que é uma pena, já que Craque Daniel ganha pontos ao ser extremamente sincero com quem está lendo.

O livro é dividido em 3 partes e em 26 toques, que são mensagens dadas pelo autor para te ajudar a ser feliz, mesmo não merecendo. O layout e a diagramação de Você Não Merece Ser Feliz parece muito com uma obra de auto-ajuda de verdade, com tópicos separados por cores e exercícios para serem realizados ao final de cada capítulo. E o melhor é que o “autor” constantemente cita a si mesmo, mostrando que ele absolutamente não tem nem um pingo de ego.

São apenas 160 páginas e a forma como Daniel Furlan e Pedro Leite é muito boa, porque torna a leitura fácil e divertida. A única questão é a forma de leitura. Por ser curto, caso o leitor opte por ler tudo de vez, pode ser que ele se “canse” da piada do livro. Sem dúvidas ele funciona melhor se for consumido aos poucos, em doses menores, para que o humor não se torne cansativo e repetitivo.

E se você chegou ao final desse texto, então espero que tenha conseguido entender se o livro é bom ou não. Mas você foi avisado que era uma longa história, o que é uma tática ensinada no livro para se livrar de alguma resposta mais complicada. Como você chegou até aqui, então pelo visto essa tática nem sempre funciona.



Título: Você Não Merece Ser Feliz (Como Conseguir Mesmo Assim)
Autor: Craque Daniel (Daniel Furlan e Pedro Leite)
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 160

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Um comentário em “Resenha de Livro | Você Não Merece Ser Feliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *