Para ver e ouvir | Dick Tracy (1990)

Para ver e ouvir | Dick Tracy (1990)

Está no ar mais uma edição da coluna Para ver e ouvir na POCILGA, dessa vez com o filme Dick Tracy. O objetivo dela é falar sobre filmes que tem uma trilha sonora tão boa que merecem um destaque.

Dick Tracy

O personagem foi criado em 1930 por Chester Gould e em 1990 ganhou uma adaptação para os cinemas com direção de Warren Beatty, que também interpretou o papel principal. O filme segue uma linha bem parecida com Batman de Tim Burton e inclusive tem trilha sonora composta também por Danny Elfman. E por também ser uma adaptação de um herói dos quadrinhos a obra de Beatty tem um tom bem peculiar e “absurdo”, como o longa do homem-morcego de 1989.

Basta dizer que o protagonista é salvo por uma criança mais de uma vez, mostrando que talvez não seja assim um grande herói (fica a dica para um A Nostalgia Era Melhor Antigamente, viu Lionel Leal). E também que apesar de ser uma obra infanto-juvenil, a trama tem elementos bem politicamente incorreto, como o fato da femme fatale interpretada por Madonna aparecer em uma cena com um vestido transparente onde é possível ver seus seios (ah, anos 90 e sua eterna síndrome da banheira do Gugu).

Bom, mas o objetivo dessa coluna é falar sobre música. Como foi dito no parágrafo anterior, Madonna está no filme e ela também canta as músicas da trilha sonora. Na mesma época da obra cinematográfica a cantora lançou o disco “I’m Breathless”, que além de conter músicas do filme Dick Tracy, tinha também outras inspiradas no longa.

Se Dick Tracy chamou a atenção na época pela fotografia, design de produção e maquiagem, também tinha um grande elenco com nomes como Al Pacino e Dustin Hoffman. Mas sem dúvidas as músicas de Madonna também foram marcantes, principalmente para esse que vos escreve. Nessa época já era fã de cinema, mas o amor pela música ainda estava surgindo. Esse filme juntou as duas paixões e também serviu para criar um sentimento pela cantora.

As músicas que entraram no filme foram compostas por Stephen Sondheim, compositor conhecido por musicais como West Side Story e Sweeney Todd, que ganharam adaptações para o cinema. “Sooner or Later (I Always Get My Man)” ganhou o Oscar de melhor canção (olha aqui Madonna cantando a música no Oscar de 1991), inclusive.

Vamos às 5 melhores músicas do filme ou inspiradas nele:

Sooner or Later (I Always Get My Man)

More

What Can You Lose

Back in Business

Something to Remember


Bônus Track:

O disco “I’m Breathless” conta com um dos maiores hits de Madonna: Vogue. Essa música com certeza não é “inspirada” em Dick Tracy, mas como está no disco então tá aí de bônus:

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *