Review HQ | Cascão – Temporal

Review HQ | Cascão – Temporal

Sem dúvidas Cascão é um dos personagens mais conhecidos e queridos da Turma da Mônica, então até que demorou até que ele ganhasse a sua própria Graphic MSP. Cascão – Temporal, de Camilo Solano, faz uma ótima mistura de homenagem ao personagem com o lado pessoal do autor.

Na história os pais de Cascão vão viajar para um cruzeiro e como ele odeia água, não aguentando passar 3 dias rodeado dela, tem que passar o final de semana com o tio “esquisito” Gerson. O pai de Solano tem o mesmo nome, então aproveitando dessa coincidência o autor colocou algumas referências pessoais na narrativa, mas sem perder a essência do personagem de Mauricio de Sousa.

Para quem não sabe nessa séries de HQs chamadas Graphic MSP os autores pegam emprestado algum personagem clássico de Mauricio de Sousa e os apresentam com sua visão, mas sem que percam a própria essência. E o trabalho que Camilo Solano ficou muito bom.

Como sempre o próprio título, que segue o padrão de ter apenas uma palavra (que teve só duas exceção nas Graphic MSP: Pavor Espaciar de Chico Bento e Noite Branca de Papa-Capim), já fala muito sobre a história. Temporal representa a própria chuva que está caindo durante o final de semana que Cascão passa na casa do tio Gerson, algo que o deixa bastante angustiado já que ele odeia água, mas também fala sobre a passagem do tempo.

Obviamente que Cascão não quer passar o final de semana na casa de um tio que ele nem conhece direito, que ele acha esquisito. Contudo, a relação entre eles é a grande surpresa da narrativa. Sem dar muito spoiler, tio e sobrinho descobrem ter mais em comum do que imaginam. E imaginação é a palavra chave para definir como eles resolvem passar o final de semana juntos. É tanta diversão que o tempo passa e o protagonista nem percebe que ele está passando. E o melhor de tudo, esquece a chuva que está caindo do lado de fora.

Solano tem um traço bem criativo e a forma como ele desenhou Cascão ficou bem legal. O uso das cores é muito interessante em Temporal, principalmente quando o autor mostra a parte fantasiosa da narrativa, onde as cores são mais fortes e chamativas, mostrando a força da imaginação dos personagens.

E claro, não podiam faltar diversas referências à Turma da Mônica. Temos algumas participações especiais, mas o mais interessante são as citações ao próprio “universo” de Cascão, como ao mostrar, por exemplo, o Capitão Pitoco – o personagem favorito dele.

Em síntese, Cascão – Temporal é mais um acerto das Graphic MSP e uma oportunidade para os fãs da Turma da Mônica verem mais um personagem sob um novo ponto de vista. E claro, também é a chance de conhecer melhor mais um artista: Camilo Solano.


Classificação:


Cascão – Temporal

Autor e Arte: Camilo Solano
Editora: Panini Comics
Número de páginas:
96

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *