Resenha de Livro | Batmóvel – A História Completa

Resenha de Livro | Batmóvel – A História Completa

Sem dúvidas o Batmóvel é um dos símbolos mais icônicos do Batman, já que o veículo foi imortalizado na mente das pessoas em todas as mídias possíveis: quadrinhos, cinema, animações, brinquedos e videogames. É até difícil imaginar hoje o homem-morcego sem o seu carro. Pensando nisso o autor Mark Cotta Vaz escreveu o livro “Batmóvel – A História Completa” narrando toda a biografia desse incrível automóvel.

O ponto de partida de Mark foram os filmes de Christopher Nolan e a versão do Batmóvel apresentada na trilogia do cineasta é apresentada com detalhes. Sem dúvidas a versão da obra de Nolan é a mais realista, já que a proposta dos longas era apresentar uma versão mais verossímil do homem-morcego, e com isso se tornou uma das mais apreciadas pelos fãs.

O livro “Batmóvel – A História Completa” mostra o Tumbler, nome que o veículo ganhou nos filmes de Nolan, com detalhes, através de fotos e relatos das pessoas envolvidas na criação do automóvel.

Depois desse começo o autor volta e conta a história do Batmóvel desde o início, mostrando, por exemplo, que no início das aventuras do Batman nos quadrinhos o personagem não tinha um automóvel. Depois usou carros comuns até o icônico veículo ser criado.

Contudo, a primeira versão do Batmóvel que se tornou conhecida foi a apresentada na televisão na clássica série de tv dos anos 1960. Foi ali que o público viu pela primeira vez uma versão de verdade do automóvel, que se tornou um dos grandes atrativos do seriado.

O cinema foi com certeza a mídia onde o Batmóvel teve a maior importância e onde ele ganhou suas versões mais conhecidas, principalmente no filme de 1989 de Tim Burton e suas continuações.

No entanto, é uma pena que ele foque mais na versão mais atual dos filmes de Nolan e nas versões cinematográficas, que são as mais conhecidas, e não mostra tanto as versões dos quadrinhos.

Batmóvel – A História Completa” foi lançado em 2012 no Brasil pela Panini, aproveitando o lançamento de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” nos cinemas, com acabamento de luxo e capa dura. O livro de Mark Cotta Vaz é uma obra voltada para os fãs do personagem e principalmente do seu icônico automóvel.



Título: Batmóvel – A História Completa
Autor: Mark Cotta Vaz
Editora: Panini
Número de páginas: 148

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *