Para ver e ouvir | Flashdance: Em Ritmo de Embalo (1983)

Está no ar mais uma edição da coluna Para ver e ouvir na POCILGA, dessa vez com o filme Flashdance: Em Ritmo de Embalo. O objetivo dela é falar sobre filmes que tem uma trilha sonora tão boa que merecem um destaque.

Flashdance: Em Ritmo de Embalo

O isolamento social que vivemos atualmente tem servido para muitas coisas, além de fazer pão por exemplo, é possível recordar clássicos do cinema. O filme escolhido para quebrar a monotonia e animar o final de semana dessa vez foi Flashdance: Em Ritmo de Embalo, de 1983.

O filme é um clássico dos anos 1980 e apresenta toda estética, fotografia e trilha sonora de uma geração. A música é parte fundamental do enredo, sendo possível muitas vezes acreditar que o filme inteiro é uma sequência de vídeo-clipes compilados. O que não chega a ser negativo, muito pelo contrário, trás uma vivacidade e inclusive tons de comédia à narrativa.

Flashdance nos apresenta diversos hits musicais da época que, através da vida de Alex, vivida por Jennifer Beals, criam o ambiente perfeito para o crescimento de seu sonho, o sonho de se entrar para uma academia de dança profissional.

Nossa protagonista já trabalha como soldadora de dia e à noite se apresenta em performances dançantes em uma boate, e por isso ela já é um exemplo de determinação e quebra de paradigmas machistas para a época (e até mesmo hoje em dia). Então a música é uma forte aliada para exercer o impacto e a energia da vida dela. Sendo quase impossível ficar somente sentada no sofá durante essas cenas dançantes.

Confira abaixo as 5 melhores músicas e danças do filme:

“Flashdance… What a Feeling” (Giorgio Moroder, Keith Forsey, Irene Cara) interpretado por Irene Cara

“Maniac” (Michael Sembello, Dennis Matkosky) interpretado por Michael Sembello

“I Love Rock ‘n Roll” (Jake Hooker & Alan Merrill) interpretado por Joan Jett & The Blackhearts

“Lady, Lady, Lady” (Giorgio Moroder, Keith Forsey) interpretado por Joe Esposito

“Manhunt” (Doug Cotler and Richard Gilbert) interpretado por Karen Ichiuji-Ramone


Bônus Track:

A cantora Jennifer Lopez em 2002 lançou um videoclipe em homenagem ao filme Flashdance, com cenários, enredo e performances similares ao longa. Aproveite e confira também a música “Glad”, arrasta o sofá da sala e sinta-se à vontade para dançar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *