Westworld – S03E07 – Passed Pawn

You say you want a revolution, já diria a música dos Beatles, mas qual o preço?

Peão Passado” (Passed Pawn) é uma terminologia do xadrez que indica uma possível vantagem da estrutura de peões numa partida. No sétimo episódio da 3ª temporada de Westworld descobrimos quem é o peão e quem tem a vantagem, mas tudo é revelado de maneira pouco sutil, como tem sido ao longo da temporada.

Aviso de SPOILERS

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em Passed Pawn, o sétimo episódio da terceira temporada de Westworld.

Em um momento de nostalgia dentro do universo de Westworld voltamos para o Oeste, dessa vez o real, onde vemos Caleb e Dolores cavalgando juntos. Ele fala que ela quer uma revolução, mas questiona sobre o preço a se pagar por isso. Essa cena deveria começar a revelação sobre o destino dos personagens, mas onde foi parar a sutileza? A anfitriã explica que eles estão indo para o local onde as respostas serão reveladas, um lugar que ele já esteve antes.

Mas antes de continuarmos, vamos voltar um pouco. No início de Passed Pawn vemos uma anomalia em Jacarta e encontramos com Musashi descobrindo através de um telefone de Charlotte que Dolores está deixando suas cópias morrer, mas Charlotte tem um novo plano. Parece que ele, que também é uma cópia da anfitriã, não sabe o que está fazendo. Tudo bem, essa cena parece apenas uma desculpa para encontramos personagens antigos de Westworld: Clementine e Hanaryo, As duas o matam e dessa forma teoricamente só sobram a Dolores original viva e Charlotte. Será? ¯\_(ツ)_/¯

Tivemos também um pouco de William, agora “escoltado” pela dupla Bernard e Ashley, onde novas revelações sem sutileza são apresentadas. Teoricamente o agora homem de branco consta como morto no sistema e se surpreende pelo fato de Ashley na verdade ser um anfitrião, mas não parece muito preocupado com os planos de Serac, que agora é dono de sua empresa.

A partir desse ponto é necessário citar que os personagens de Westworld que até então eram figuras complexas e multidimensionais, começam a se tornar versões simplificadas de si mesmas. Só assim para explicar o comportamento de William, mas principalmente de Maeve. Ela era uma das mais interessantes da série, mas agora virou uma antagonista genérica de Dolores. E até mesmo a cena do confronto entre as duas deixa a desejar, com um desfecho meio sem sentido. Como comentou o porcolunista Mário Bastos: “As motivações de Maeve realmente me incomodam. Não me convence que ela acredita que se unir a um genocida de sua própria espécie e matar Dolores pode ajudar a salvar sua filha e outros”.

O único personagem que se mantém minimamente interessante é Caleb, o novato de Westworld. Sim, ele parece ser o “Peão Passado” de Dolores e descobrimos sobre o seu passado. Digamos que ele é um tipo de Blade Runner, mas ao invés de caçar replicantes, seu objetivo é eliminar outros “excluídos” como ele. Esse é o termo usado para definir humanos com problemas que precisam ser mortos para que o sistema funcione, isto é, eles são defeituosos por não se comportarem dentro do “padrão”. Sim, esse é o grande plano de Serac. E aquela discussão sobre livre arbítrio? ¯\_(ツ)_/¯

No entanto descobrimos isso através da consulta a Solomon, uma máquina construída pelos irmãos Serac antes do Rehoboam, que é definido “brilhantemente” por Caleb como uma inteligência artificial “louca”. E o nome, assim como Rehoboam/Roboão, também faz referência à Bíblia, mais precisamente sobre a grande sabedoria do rei Salomão (Roboão é o filho do rei Salomão). Sim, sem nenhuma sutileza.

Para fechar, descobrimos que Caleb é o plano de Dolores, segundo as palavras de Bernard, já que a anfitriã “foi feita com uma sensibilidade poética”. Então quem vai destruir a humanidade não é ela, mas sim ele. ¯\_(ツ)_/¯

Chegamos na reta final, temos só mais 1 episódio para concluir a 3ª temporada de Westworld. Será que a série da HBO tem um “Peão Passado” guardado para o final? Vamos descobrir…



Westworld

Temporada: 3ª
Episódio: 07
Título: Passed Pawn
Roteiro: Gina Atwater
Direção: Helen Shaver
Elenco: Evan Rachel Wood, Thandie Newton, Jeffrey Wright, Tessa Thompson, Aaron Paul, Ed Harris, Luke Hemsworth, Simon Quarterman e Vincent Cassel
Exibição original: 26 de abril de 2020 – HBO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *