Review | The English Game

Review | The English Game

Combinando fatos históricos com ficção, The English Game apresenta o início da profissionalização do futebol na Inglaterra. Lançada pela Netflix bem no início da quarentena, esta é uma boa pedida para os amantes de um dos esportes mais amados e populares do planeta e também para quem não é tão chegado assim. Isso porque conta com um roteiro simples mas muito bem conduzido e personagens carismáticos que deixam, no final, aquela sensação de felicidade que é sempre muito bem vinda.

Se o tema principal é a profissionalização do esporte, ao redor disso outros conflitos surgem e fazem a história principal caminhar num bom ritmo. Um dos embates mais importantes gira em torno da hegemonia dos times aristocráticos contra os de operários. E este é justamento o pontapé inicial (não podia deixar de usar essa!) de The English Game, quando o dono de um fábrica decide contratar dois jogadores escoceses para tentar, pela primeira vez, vencer a FA Cup, a competição mais antiga do futebol inglês.

A chegada de Fergus Suter (Kevin Guthrie) e Jimmy Love (James Harkness) ao time de uma fábrica de algodão do Norte da Inglaterra inicia uma revolução não só entre os operários, já que somente eles dois recebiam salário para jogar, como também no futebol em si. Suter começa a implementar e ensinar alguns esquemas táticos revolucionários para época e que mudaram a forma de se jogar.

Uniformes confortáveis

Do outro lado, na parte mais rica do país, somos apresentados a Arthur Kinnaird (Edward Holcroft), um lorde que era capitão de um time em que jogavam os responsáveis pelas regras do jogo. O futebol era considerado, por eles, um esporte amador em que não se podia receber salário para jogar. Eles definiam como um jogo “entre cavalheiros”, mas esse termo como podem imaginar, trazia nas entrelinhas algumas doses de exclusão e preconceito.

The English Game em seus seis episódios consegue construir e fechar de forma bem satisfatória os arcos que se abrem. Alguns envolvem coisas para além do futebol, o que torna a série interessante até para aqueles que não são lá muito fãs do esporte. Não é nada de outro mundo, na verdade se baseia em explorar conflitos até manjados, em principal a disputa desleal entre os mais abastados contra a classe operária.

O episódio final consegue fechar bem todos os caminhos que são abertos sem deixar espaço para a tristeza. É uma daquelas produções que entrega como prêmio aquela sensação de paz e alegria. Tem redenção de todos os lados, aprendizado dos personagens e arquibancadas cheias. Para quem procura viajar para um lugar cheio de tranquilidade e felicidade, em tempos de isolamento social, The English Game é uma ótima pedida.


Boa pedida!The English Game

Temporada: 1
Gênero: Esportes, Histórica, Ficção
Episódios: 6
Serviço: Netflix
Elenco: Edward Holcroft , Kevin Guthrie, Charlotte Hope, Niamh Walsh, Craig Parkinson e James Harkness.

marciomelo

Baiano, natural de Conceição do Almeida, sou engenheiro de software em horário comercial e escritor nas horas vagas. Sobrevivi à queda de um carro em movimento, tenho o crânio fissurado por conta de uma aposta com skate e torço por um time COLOSSAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *