Lista | Filmes sobre gastronomia para despertar a vontade de cozinhar

Lista | Filmes sobre gastronomia para despertar a vontade de cozinhar

10 filmes sobre gastronomia para despertar a vontade de cozinhar

Em tempos de quarentena, a maioria das pessoas está aproveitando o tempo livre para se dedicar com mais calma à alimentação caseira, ou seja, à comida com afeto. Sem precisar se preocupar com a correria dos restaurantes no meio do expediente, muitos profissionais que estão em home office, por exemplo, agora aproveitam o tempo livre para se aventurar na culinária. E, se você ainda não teve vontade de fazer o próprio pão ou assar um bolo quentinho para o café da tarde em família, indico uma lista de filmes que vai te deixar com desejo de correr para cozinha:

A Festa de Babette (1987)

O filme se passa no século 19, em um vilarejo da Dinamarca, quando duas filhas de um pastor contratam uma parisiense recém-chegada como cozinheira chamada Babette. Anos depois, elas decidem comemorar o centenário de nascimento do pastor e a cozinheira decide oferecer aos moradores do local um banquete inesquecível.

Sob o sol da Toscana (2003)

Frances Mayes está enfrentando um doloroso processo de divórcio quando sua melhor amiga Patti, com a intenção de ajudar, sugere que ela faça uma viagem pela Itália. A escritora resiste mas acaba aceitando a ideia e, durante o passeio, impulsivamente decide comprar uma casa em um vilarejo toscano. Lá, ela inicia uma nova vida ao lado de novos amigos e amores.

As Férias da Minha Vida (2006)

No longa, a vendedora Georgia Byrd descobre que sofre de uma doença terminal e isso a faz refletir sobre a vida cheia de cuidados e precauções excessivas que sempre levou. Determinada a curtir seus últimos dias, ela abandona tudo e viaja para a Europa, onde começa a viver como uma milionária. Com muito alto astral, Georgia encanta todo mundo que conhece, como o famoso Chef Didier.

Ratatouille (2007)

A famosa animação conta a história do rato Remy, um cozinheiro que reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. Ao começar a viverdentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

Sem reservas (2007)

 

Adaptação do alemão Simplesmente Martha, essa comédia romântica narra a história da experiente chef Kate Armstrong, que administra sua vida e sua cozinha com grande intensidade, mas, de repente, tudo muda quando ela torna-se a guardiã de sua sobrinha e se relaciona com um colega, que acaba de entrar para sua equipe.

Julie & Julia (2009)

Frustrada com o trabalho, a escritora nova iorquina Julie Powell embarca em um dedicado e desafiador projeto: preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child. O filme mostra além da história de Julie, momentos da vida de Julia Child – uma autora de livros de culinária apaixonada pela gastronomia francesa, que também foi apresentadora de televisão americana.

Comer, rezar e amar (2010)

Em meio a um momento de mudança, confusa sobre o que é importante em sua vida, a recém-divorciada Liz Gilbert decide colocar sua vida em perspectiva. Para isso, ela decide embarcar numa jornada de autoconhecimento que sai da sua zona de conforto. Liz viaja à Itália, à Índia e a Bali.

A 100 passos de um sonho (2014)

A divertida trama conta a história de Madame Mallory, muito conhecida por sua habilidade na cozinha e dona de um restaurante famoso no sul da França. Ela se vê ameaçada quando um concorrente indiano abre suas portas do outro lado da rua. Eles vivem uma verdadeira guerra até que Madame Mallory conhece melhor o cozinheiro filho de seu adversário. Admirada pelo talento do garoto, ela começa a ensiná-lo sobre a gastronomia francesa, sem que ele abandone a tradição indiana.

Chef (2014)

O filme narra a jornada do chef Carl que enfrenta problemas com o dono do restaurante onde trabalha. Um dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa. Além de ser demitido, Carl vê a briga com o dono do estabelecimento parar na internet, fazendo com que todas as portas se fechem para ele nas cozinhas de outros restaurantes. Sem saída, o chef recebe a ajuda de sua ex-esposa para reiniciar a vida.

Pegando fogo (2015)

Em Paris, o respeitado chef Adam Jones sofre com a decadência de sua carreira devido ao abuso de drogas e álcool. Depois de passar um tempo em Nova Orleans, ele tem uma nova oportunidade em Londres, quando é contratado por seu antigo maître para ser o chef de cozinha de um restaurante requintado. Com isso, o amargo e temperamental Jones tem uma segunda chance para realizar seu sonho de ganhar uma terceira estrela Michelin.

Bianca Nascimento

Filha dos anos 80, a Não Traumatizada, Mãe de Plantas, Rainha de Memes, Rainha dos Gifs e dos Primeiros Funks Melody, Quebradora de Correntes da Internet, Senhora dos Sete Chopes, Khaleesi das Leituras Incompletas, a Primeira de Seu Nome.

5 comentários sobre “Lista | Filmes sobre gastronomia para despertar a vontade de cozinhar

  1. Cozinhar pode ser chato quando se torna “obrigação” ali do dia a dia, mas quando você para pra tentar alguma receita nova ou fazer alguma que já ~domina~é bom demais. Boto um som e vou embora, o problema é a pia pra lavar depois hahaha

    Essa lista tá muito boa, tem filmes bem leves como esse Chef que é bem divertido e outros mais clássicos. Até adicionei 2 na minha lista porque nunca vi!

  2. Não sou uma cozinheira frequente… Me aventuro na cozinha de vez em quando. Acho que meu filme favorito sobre o tema é “Julie e Julia”. Esse dá uma vontade enorme, não só de cozinhar, mas de comer todas aquelas delícias que são preparadas.

  3. Não sou uma cozinheira frequente… Me aventuro na cozinha de vez em quando, somente quando sinto muita vontade de cozinhar. Acho que meu filme favorito sobre o tema é “Julie e Julia”. Esse dá uma vontade enorme, não só de cozinhar, mas de comer todas aquelas delícias que são preparadas.

    1. Preciso discordar de você. Desde pequeno eu assisto o filme A festa de Babette e não vejo um filme sobre comida que seja melhor que ele. É a pura essência de um cozinheiro, a paixão pela cozinha, pelos alimentos e pelo prazer em servir bem. Esse filme é uma obra prima, reveja-o se puder, garanto que terá outra visão do filme. Sabe aquele filme que você não cansa de assistir e reassistir? Para mim é A festa de Babette

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *