Lista | Filmes sobre a chegada do homem à Lua

Lista | Filmes sobre a chegada do homem à Lua

“É um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”, disse Neil Armstrong, o astronauta que há 50 anos entrou para história como primeiro homem a pisar em solo lunar. No dia 20 de julho de 1969, o mundo inteiro parou para assistir, pela televisão, a transmissão ao vivo do momento que consagrou os americanos na corrida espacial, cujo pano de fundo era a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

Meio século se passou desde que a missão Apollo 11 pousou na Lua. Antes mesmo que o feito se concretizasse, porém, o ideal expansionista da humanidade já expressava por meio da ficção o desejo de fincar bandeira no único satélite natural da Terra e quinto maior do Sistema Solar. Desde os primórdios do próprio cinema, o tema está presente nas produções ficcionais e documentais.

Confira abaixo uma seleção especial de filmes sobre a chegada do homem à Lua:

Viagem à Lua (1902)

O filme é um dos principais marcos de criação do cinema como o conhecemos atualmente. Apesar da simplicidade dos seus efeitos especiais, é considerado o primeiro exemplo de cinema de ficção científica. Em 16 minutos de filme, o francês Georges Méliès consagra em tela a adaptação do livro Da Terra à Lua (1865), de Julio Verne e também de Os Primeiros Homens na Lua (1901), de H.G. Wells. O curta exibe as primeiras experiências com técnicas de superposição, fusão e montagem.

Apollo 13 – Do desastre ao triunfo (1995)

Estrelado por Tom Hanks, Kevin Bacon e Bill Paxton, o filme conta a história da missão Apollo 13, enviada ao espaço após a bem-sucedida Apollo 11. O longa é a adaptação de um livro que narra os apuros de três astronautas americanos que sobrevivem à uma explosão e tentam retornar à Terra em segurança. Dirigido por Ron Howard, a produção levou o Oscar de Montagem e o Oscar de Mixagem de Som em 1996, além de vários outros prêmios.

Estrelas Além do Tempo (2017)

Baseado em histórias reais que foram silenciadas no tempo pelo machismo, o filme narra a participação de um grupo de mulheres afro-americanas que enfrentam toda ordem de preconceitos para se tornarem profissionais fundamentais para o sucesso das maiores missões da NASA no início da corrida espacial contra a Rússia. O elenco é formado por Taraji P. Henson, Janele Monáe e Octavia Spencer.

Confira nossa crítica para este filme

Crítica | Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures)

Primeiro Homem (2018)

O consagrado diretor Damien Chazelle conta uma sensível história da vida do astronauta Neil Armstrong, que foi o primeiro a pisar na Lua. O papel principal é interpretado por Ryan Gosling, que protagoniza a dolorosa e extenuante jornada dos homens da NASA que trabalharam nas primeiras missões da corrida espacial. O longa se destaca pela qualidade da reprodução de cenários e sons, ao lado de uma excelente fotografia.

Confira nossa crítica para este filme

Crítica | O Primeiro Homem (First Man)

Bianca Nascimento

Filha dos anos 80, a Não Traumatizada, Mãe de Plantas, Rainha de Memes, Rainha dos Gifs e dos Primeiros Funks Melody, Quebradora de Correntes da Internet, Senhora dos Sete Chopes, Khaleesi das Leituras Incompletas, a Primeira de Seu Nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *