Lista | Podcasts de jornalismo para incluir na rotina

Lista | Podcasts de jornalismo para incluir na rotina

O hábito de ouvir podcast é um caminho sem volta. Desde a chamada Era de Ouro do Rádio, nos anos 40 e 50 do século XX, não se vê uma euforia tão grande com o consumo de informação e entretenimento pelas ondas do som. A grande diferença e, talvez, o enorme avanço benéfico da experiência nascida com a internet tenha sido a diversidade de segmentação de conteúdo – em contrapartida à transmissão em massa dos programas radiofônicos tradicionais.

Tem podcasts para todos os gostos. O território antes dominado e desbravado por pautas da cultura pop e gamer pelo líder de audiência “NerdCast”, começa a ser muito bem explorado por veículos tradicionais de mídia e por produtores independentes de conteúdo alternativo, não menos aprofundado, sério e de qualidade. O radiojornalismo, que parecia amargar uma inevitável decadência, agora vê no formato dos casts de internet uma oportunidade ímpar de se reinventar.

Uma pesquisa inédita divulgada pelo IBGE em maio deste ano revela que os podcasts têm um grande potencial de mercado e público no Brasil. Dos 120 milhões de internautas brasileiros, 50 milhões já ouviram algum programa de áudio pela internet, seja por meio de softwares ou aplicativos agregadores ou em plataformas de streaming de música, que ajudaram a popularizar os podcasts.

Para ajudar você, marinheiro de primeira viagem, a desbravar e a navegar com mais segurança nesse mar de conteúdos incríveis e diversos, sugerimos – num primeiro momento – uma lista de podcasts de jornalismo para incluir na sua rotina diária ou semanal. Dá para ouvir e ficar rapidamente informado enquanto faz atividade física, lava a louça, cozinha ou no trajeto de deslocamento de casa para o trabalho.

1 – Café da manhã

Numa parceria do jornal Folha de São Paulo com o Spotify, o podcast é comandado pelos jornalistas Rodrigo Vizeu (o mesmo que apresentou o bem sucedido podcast especial Presidente da Semana) e Magê Flores. Na pauta, sempre um tema “quente” do momento político, cultural ou econômico do país. Quase sempre traz convidados especialistas para debaterem de forma objetiva o assunto.
Duração aproximada: 15 min
Periodicidade: segunda a sexta-feira

2 – Durma com essa

Podcast de notícias do site de notícias Nexo, que sempre apresenta o fato mais instigante do dia — e que pode continuar a ecoar na mídia no dia seguinte. Publicado de segunda a quinta, no fim da tarde, começo da noite.
Duração aproximada: 7 a 10 min
Periodicidade: segunda a quinta-feira

3 – Foro de Teresina

Podcast de política apresentado pelo diretor de redação da Revista Piauí, Fernando de Barros e Silva, pelo editor-executivo do site da Revista, José Roberto de Toledo, e pela repórter Malu Gaspar. Episódios novos às quintas-feiras, a partir das 17h
Duração aproximada: 30 a 40 min
Periodicidade: todas às quintas-feiras

4 – Estadão Notícias

Produzido pela Rádio Eldorado, esse é outro podcast matinal que aprofunda um tema do momento, com a participação de jornalistas e colunistas do ‘Estadão’ e da Agência Estado.
Duração aproximada: 20 a 25 min
Periodicidade: segunda a sábado

5 – Mamilos

Jornalismo de “peito aberto”, que tenta construir pontes ao invés de provar pontos. Esse é o lema das criadoras do programa, Juliana Wallauer e Cris Bartis. O podcast está sempre nas paradas de sucesso dos agregadores e se destaca nesse universo pela capacidade de abordar temas “espinhosos” com sensibilidade, diversidade de opiniões e empatia.
Duração aproximada: 1 a 2 horas
Periodicidade: todas às sextas-feiras

6 – Projeto Humanos (Caso Evandro)

Review | Caso Evandro (Podcast Projeto Humanos)

O primeiro podcast a ter um review na Pocilga. O escritor, professor e jornalista Ivan Mizanzuk investe pesado em um formato ainda pouco explorado no Brasil, o storytelling, bastante utilizado em podcasts dos EUA, condensando um extenso trabalho de três anos de pesquisa, apuração e investigação. O programa é uma primorosa série documental que não deixa em nada a desejar para as conhecidas práticas do jornalismo narrativo/literário.
Duração aproximada: 1 a 2 horas
Periodicidade: todas às quartas-feiras

7 – Xadrez Verbal

É um semanário de política internacional. Você nem sempre tem tempo, mas precisa entender o que acontece no mundo. Toda semana, Matias Pinto e Filipe Figueiredo trazem pra você as principais notícias da política internacional, com análises, críticas, convidados e espaço para debate.
Duração aproximada: 2 a 3 horas
Periodicidade: todas às sextas-feiras 

Bianca Nascimento

Filha dos anos 80, a Não Traumatizada, Mãe de Plantas, Rainha de Memes, Rainha dos Gifs e dos Primeiros Funks Melody, Quebradora de Correntes da Internet, Senhora dos Sete Chopes, Khaleesi das Leituras Incompletas, a Primeira de Seu Nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *