Crítica | A Terra é Plana (Behind The Curve)

Crítica | A Terra é Plana (Behind The Curve)

O documentário “A Terra É Plana”, disponível no catálogo da Netflix, foge do ‘óbvio’: desmerecer ou fazer apenas chacota de seus seguidores. Ele segue um caminho muito interessante ao se concentrar na mente (sim, eu sei) e nos corações dos “teoristas” (eu sei, eu sei) que acreditam (será?) e afirmam que uma das maiores verdades universais é um grande engodo, uma das maiores conspirações mundiais, afinal, segundo eles, a Terra é Plana.

Seguindo a profecia apresentada no filme Idiocracia, uma quantidade absurda de pessoas acreditam, nos dias atuais, que a Terra é plana. Essa crença não é baseada por evidências científicas ou extensos estudos, mas sim pela percepção que eles têm do mundo. Basta olhar o horizonte, ele é plano oras! Ou melhor, se o nosso planeta está girando a mais de 1700 km por hora em torno do seu próprio eixo, como é que não sentimos isso?

Patricia na convenção dos terraplanistas

Ao invés de tentar focar apenas em contestar a teoria dos terraplanistas (até porque não precisa, a própria teoria em si não se sustenta), o documentário aprofunda o olhar na comunidade e em seus defensores. Em meio a tantos absurdos, podemos ver que, na verdade, o que fala mais alto é o senso de pertencimento humano. O ser humano possui em seu âmago o instinto de pertencimento, a ideia de fazer parte de uma comunidade anima qualquer um (exceto Lars Von Trier), e a dos que acreditam que a Terra é Plana, em sua essência, não difere muito de outros grupos. Temos dentre eles os que se destacam e se sentem, de alguma forma, os líderes e despertam (em si e nos demais) outras emoções como a vaidade e até mesmo o amor próprio.

A direção de Daniel J. Clark é ótima justamente por conseguir humanizar os terraplanistas não apenas apresentando o lado do ‘show business’ que toda essa comunidade acaba promovendo, mas também indo no dia a dia deles e acompanhando as suas rotinas e famílias.

Obviamente que existem os contrapontos em adição aos teoristas da Terra Plana, e o documentário apresenta um psiquiatra e alguns cientistas que tentam “entender” essas mentes brilhantes. Esses momentos trazem uma comédia quase que culposa mesmo percebendo que, se deixarmos apenas eles ‘correndo solto’, tentando COMPROVAR que estamos apenas à mercê de uma grande conspiração mundial, ou melhor, universal. Só isso já é por si só hilário.

Todos contra a grande conspiração

A Terra é Plana é, surpreendentemente, um ótimo documentário. O olhar humano que ele traz em meio a tantos absurdos o torna uma daquelas comédias “não intencionais”, principalmente quando eles tentam realizar experimentos para tentarem provar a sua teoria e acabam, seguidamente, ‘descomprovando’ tudo o que acreditam. Existe um momento próximo ao desfecho em que um sujeito, perplexo, diz “hum… interessante” que é simplesmente impagável.


Uma frase: – “Hum… isso é interessante!”

Uma cena: Quando acompanhamos alguns terraplanistas fazendo um experimento envolvendo feixes de luz para comprovar que a Terra é Plana.

Uma curiosidade: A Terra, na verdade, possui a forma de uma esfera e não é plana.


A Terra é Plana (Behind the Curve)

Direção: Daniel J. Clark
Elenco: Mark K. Sargent, Jeran Campanella, Dave Chappelle, Robbie Davidson, Hannalore Gerling-Dunsmore, Lamar Glover, Stephen Hagberg, Brian Hickey, Scott Kelly, Jimmy Kimmel, Bob Knodel, Darryle Marble, Spiros Michalakis e Bill Nye.
Gênero: Documentário
Ano: 2018
Duração: 96minutos

marciomelo

Baiano, natural de Conceição do Almeida, sou engenheiro de software em horário comercial e escritor nas horas vagas. Sobrevivi à queda de um carro em movimento, tenho o crânio fissurado por conta de uma aposta com skate e torço por um time COLOSSAL.

10 comentários sobre “Crítica | A Terra é Plana (Behind The Curve)

  1. Eu tive sentimentos conflitantes com esse documentário. Muitas vezes eu ri de vergonha alheia, outras eu ri de nervoso. É preocupante como os terraplanistas estão crescendo e ganhando espaço na mídia, seja pelo viés do ridículo, seja pela tentativa de entendê-los…

    1. Achei um exercício válido porque eles, sozinhos, são capazes de mostrar o quão sem fundamento estão e, pior, seus próprios experimentos acabam desaprovando as suas teorias.

      Quando trazem cientistas e um psiquiatra para explicar os porquês, aí a coisa fica ainda pior (ou melhor hehehe)

  2. Um documentário que beira a insanidade e gera constrangimentos, além de iludirem milhares de pessoas com teorias loucas e sem base cientifica nenhuma e ainda desmerecendo os cientistas.
    Sim, devemos sempre questionar, porém com razoabilidade.

    1. Pior é pensar que estes terraplanistas não sentem nenhum constrangimento em ignorar a ciência e seguir adiante com essa maluquice sem fundamentos.

      Esse lance de desmerecer a ciência é a caça as bruxas do século 21. Terrível

      1. Eu queria saber porque é preocupante alguém estudar sobre a Terra Plana, terra planistas questionam-se por que existe tantas imagens e videos falsos da NASA. Sério, o que faz você melhor que um terra planista? Tu apenas aceitou a ideia que contaram para você na escola! Lógico que seria um difícil exercício pensar fora da caixa. Ninguém tem certeza de nada, o papel do cientista não é apontar verdades, mas sim remover as possibilidades de algo estar errado. Deve-se ter uma cabeça questionadora, sim! É para estudar “absurdos”, sim! Ridiculizar as pessoas por irem atrás de respostas é um crime, esse senso de ridículo é toxico. O que tu fez em relação ao tema, além de caralhos nenhum? Respeito é bom! Eu não creio na Terra Plana, mas os globistas são chatos! Alguns são mais lunáticos que muitos terra planistas, pois não sabem explicar, só sabem ridicularizar! “Olha, uma foto da Terra!”. Quem me vem com esforço e energia, merece ser ouvido. Se não tem o que acrescentar, não crie barreiras. Valeeeeeeeu Falooooooooouuu

          1. Puha mew! kkkkkkkkkkkk eu ri desse GIF. Nem sou terra planista, então nem me ofendi.

            Mas sobre o que eu falei, esperava mais….

  3. Esse documentario foi feito por quem acredita no globo e é contra a terra plana, sigo o assunto por curiosidade e pegaram os piores exemplos. Nenhum experimento que deu certo e é provado esta neste documentario. Um acredita em conspiracao, a outra é vegana e Riponga. Do outro lado, nao tem debate cientifico. Sao analisados por psicanalistas. Nao sou a favor da terra plana nao mas é de saltar os olhos a sacanagem feita. Colaca este documentario do lado do que fala que o Lula é inocente da Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *