Curta-metragem | Plano Controle

Curta-metragem | Plano Controle

Através de um curta-metragem o diretor tem a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendeu em sua formação. As produções brasileiras estão entre as mais interessantes e diversificadas do mundo. Feitas através de editais públicos, o cineasta tem a chance de fazer algo pensando apenas no valor artístico, deixando de lado o comercial. Em Plano Controle a diretora Juliana Antunes fez uma ótima e divertida ficção-científica, usando elementos criativos para superar as restrições orçamentárias e técnicas.

No curta, vivemos em uma realidade em que é possível se teletransportar através do celular, mas as restrições de deslocamento dependem do plano telefônico que você tem. Assim a protagonista tenta ir para Nova York, mas ao invés de ir parar na cidade americana, vai parar em um bairro simples de mesmo nome. Mas o filme vai além, e nessa “confusão” de teletransporte, é possível também viajar no tempo.

Dessa forma a protagonista vai parar nos anos 1990 e com isso o formato da imagem é alterado, como se estivesse sido filmado em uma filmadora da época. Assim a diretora já brinca um pouco com a linguagem do cinema.

No entanto, o mais interessante do curta é a forma em que a viagem no teletransporte é apresentada. Durante o deslocamento temos alguns efeitos visuais e sonoros interessantes, misturados com uma ótima sequência de imagens de arquivos, todas com foco na década de 1990. A seleção de vídeos é muito divertida e apresenta momentos bem marcantes da história do país e da televisão brasileira.

Plano Controle é um curta-metragem que investe nessas referências pop para causar sentimentos de nostalgia no espectador. O recurso funciona muito bem na parte emocional. A cineasta Juliana Antunes mostra muito talento e criatividade para superar as limitações técnicas, fazendo uma história bem divertida e interessante.


Plano Controle

Direção: Juliana Antunes
Roteiro:
Juliana Antunes
Elenco: Marcela Santos, Uirá dos Reis, Katia Aracelle e Christian Bravo
Gênero: Ficção
Ano: 2018
Duração: 16 minutos

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *