Curta-metragem | Guaxuma

Curta-metragem | Guaxuma

Se fazer cinema no Brasil não é fácil, a situação é ainda mais complicada quando pensamos no gênero de animação. Guaxuma é um curta-metragem muito pessoal feito pela cineasta Nara Normande. A diretora conta a história da sua amizade com Tayra e de como elas cresceram juntas na praia de Guaxuma, que dá título ao curta.

A diretora faz uma mistura bem interessante de técnicas de animação, misturando também com fotos reais e imagens captadas na própria praia de Guaxuma. O resultado é uma visual incrível, que dá uma carga ainda mais emocional a narrativa. Principalmente em como Nara utiliza um estilo de desenhar com areia, que cria imagens muito bonitas e dão um ar poético e belo ao seu curta.

A própria Nara narra a animação, para fechar o pacote de imersão total em sua própria história. Contudo, ela toma cuidado para que a emoção da narração não perca o tom, deixando sua voz em um nível que o espectador consiga se conectar com a narrativa, em um trabalho de imersão emocional muito bem realizado.

O estilo de animação “artesanal” dá um ótimo charme a Guaxuma e o resultado visto na tela é de uma beleza poética incrível, dando ao curta uma assinatura ainda mais pessoal pelo estilo apresentado pela diretora Nara Normande.


Guaxuma

Direção: Nara Normande
Roteiro:
Nara Normande
Elenco: Nara Normande
Gênero: Drama, Animação
Ano: 2018
Duração: 14 minutos

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *