Sci-Fi | O Último Guerreiro das Estrelas

Sci-Fi | O Último Guerreiro das Estrelas

O Último Guerreiro das Estrelas costuma ser elogiado por quem viu o filme na época do lançamento e sente uma certa nostalgia quando assiste novamente. Eu nunca havia assistido e posso dizer que foi uma das piores experiências relacionadas ao cinema que tive esse ano, rivalizando com Jogador Número 1. Obviamente não é algo para ser levado a sério, mas mesmo assim é duro de aguentar os efeitos especiais ultrapassados, as atuações de qualidade duvidosa e a falta de inspiração dos roteiristas.

Alex Rogan mora em um trailer e é viciado em um fliperama de naves e batalhas no espaço. Após bater o recorde, ele recebe a visita do criador do jogo que o convoca para ir para o espaço lutar em uma batalha de verdade. O jogo era um teste para saber se havia alguém com habilidades suficientes para encarar essa tarefa. Os efeitos especiais são dolorosos e transformam as cenas de ação em algo patético. Toda essa batalha travada no espaço não tem qualquer apelo e nosso envolvimento tende a zero. Os únicos momentos minimamente decentes se passam na terra com um clone de Alex interagindo com os outros humanos. O filme oferece algumas risadas por isso e só.

Certos filmes podem ser ruins e mesmo assim possuir seus ferrenhos admiradores. A única explicação para alguém admirar O Último Guerreiro das Estrelas é ter assistido quando criança em alguma sessão da tarde. Ter contato com ele pela primeira vez com mais de trinta anos nas costas é garantia de ficar frustado pelo tempo perdido diante de tamanha bobagem.



O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter)O Último Guerreiro das Estrelas, cartaz

Direção: Nick Castle
Roteiro: Jonathan R. Betuel
Elenco: Lance Guest, Robert Preston, Catherine Mary Stewart
Gênero: Aventura, Sci-Fi
Ano: 1984
Duração: 100 minutos
Info: IMDb

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

11 comentários sobre “Sci-Fi | O Último Guerreiro das Estrelas

  1. Pior que você tem razão.

    eu adorava esse filme quando criança. até arrumei um blu-ray dele uns anos atrás.

    quando fui assistir foi tenso. os efeitos digitais feitos em um PC XT são sofríveis e a trama é bem qualquer coisa.

    mas ainda acho uma trasheira do bem. mas muito trash mesmo hehehehe

  2. Que amargor nesse coração caro Knott, como você pode judiar de um dos maiores ícones de uma geração? Desse jeito vou mandar você passar no RH hahahaha

    É óbvio que nem todos os filmes envelhecem bem, principalmente alguns que utilizavam os efeitos especiais que tinha na época, mas acredito que algumas obras devam ser vistas com o olhar da época. Por exemplo, depois de tantas produções, fica fácil achar que um filme de 1984 pareça bobo de roteiro ou de situações exploradas uma vez que elas foram utilizadas nesses últimos anos a exaustão.

    É um filme que guardo bem na minha memória e sei dos problemas e lembro de ter revisto poucos anos atrás e ter me assombrado com os efeitos especiais.

    Tem uma resenha que fiz no porraman com um pouco mais de açucar para quem se interessar:

    http://www.porraman.com/2008/04/esse-era-bala-o-ultimo-guerreiro-das-estrelas-the-last-starfighter-1984/

    1. Eu nunca tinha visto… foi triste!

      Tem vários exemplos de filmes do tipo lançados nos anos 80 que envelheceram bem. esse aí simplesmente não me desceu e não foi só pelos efeitos especiais, a história e os personagens passaram longe de me conquistar.

      Até Willow é uma obra-prima perto deste. Só a nostalgia para salvar, meu caro!

  3. Esse site faz jus ao nome de “Pocilga”, porque se se basear nessa crítica superficial e imatura.
    Criticar efeitos técnicos sem levar em conta a tecnologia disponível da época é de uma mediocridade sem tamanho. Dá vtde de dizer “Se acha ruim faz melhor mas sem usar tecnologia fácil disponível de hoje e com verba que deve ser bem administrada”.

    1. 2001 uma odisseia no espaço: 1968
      star wars: 1977
      alien: 1979
      blade runner: 1992
      de volta para o futuro: 1984
      a mosca: 1986

      tem que saber usar a tecnologia disponível… não foi o caso no fraquissimo O Ultimo Guerreiro das Estrelas.

  4. Você com certeza nao nasceu nos anos 90,deve ser dos anos 2000. Pois essa sua crítica e tao idiota que beira o ridículo! Pra começo de história: nao fosse por esse filme,muitos que vc assiste hoje e adora,simplesmente nao existiria! O ultimo guerreiro das estrelas é como um esboço do que veríamos décadas a frente! Óbvio que os efeitos eram arcaicos,seria ate estranho se em 1984 os efeitos fossem iguais os de hoje! Esse filme assim como tantos outros: o vôo do navegador e viagem ao mundo dos sonhos sao alguns deles,nos transportavam pra um mundo alem da imaginação! Uma pena voce nao saber apreciar isso. Acredito que estudar um pouco o cinema antes de sair escrevendo em sites ou blogs seria uma boa.

  5. Nossa, nem sei como começar!
    Contexto: 0
    Seletividade: 10
    Má vontade: 10
    Critério: 2
    Pesquisa: 0
    Citou exemplos que “envelheceram bem” fizeram uso extensivo cenários e maquetes, sendo que The Last basicamente usou de CGI para TODAS cenas espaciais.
    Uma pequena observação sobre as pessoas envolvidas e o “PC XT” que vc diz que foi usado….

    The Last Starfighter é um dos primeiros filmes a fazer uso EXTENSIVO da computação gráfica para gerar efeitos especiais. No lugar de modelos físicos, modelos gerados em 3D foram utilizado para criar as naves e muitos outros objetos. O Gunstar e outras naves espaciais eram a concepção do artista Ron Cobb, que também trabalhou em Alien, Star Wars e Conan, o Bárbaro. (OH MEU DEUS!) Mas não tinham citado Aliens e Star Wars por ai como exemplos, OINC!
    Os gráficos de computador para o filme foram prestados pela Digital Productions em um supercomputador Cray X-MP (Nooossa, bem parecido com um PC-XT).
    A empresa criou 27 minutos de efeitos para o filme. STAR WARS na primeira versão em 1977 foram gerados SOMENTE 40 SEGUNDOS. Diferença BRUTAL! E convenhamos, os efeitos gráficos de ST eram TOSCOS comparados ao The Last.
    Só um FAN BOY CEGUETA para negar isso….
    Para as 300 cenas contendo computação gráfica no filme, cada quadro da animação continha uma média de 250,000 polígonos, e tinha uma resolução de 3000 × 5000 pixels 36-bit. A Digital Productions estimou que o uso de animação por computador reduziu a metade o tempo necessário para criação e a um terço do custo de efeitos especiais tradicionais. O resultado foi um custo de $14 milhões para um filme que fez cerca de $21 milhões em bilheteria.

    Coisa irritante nestes ultimos tempos é esse “lugar comum” de jargões batidos e repetitivos dentro de determinados segmentos usados por pessoas que SQN, viram especialistas:
    “Educadores” – On line e Gratuito!
    “Libertários bitcoin” – Descentralizado e Distribuído!
    “Críticos de cinema” – Ainn, Esse filme envelheceu Mal!

    Mas enfim, OPINIÃO é que nem BUNDA, cada tem a sua! Pelo menos eu tento contextualizar antes…!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *