Resenha de Livro | Mauricio – A História que não está no gibi

Resenha de Livro | Mauricio – A História que não está no gibi

Após contar sua própria história nos quadrinhos, já estava na hora de Mauricio de Sousa publicar um livro com sua biografia. “Mauricio – A História que não está no gibi” é título que diz bastante sobre o que a obra apresenta. Mauricio é o desenhista mais famoso e bem sucedido do Brasil. É quase impossível alguém que nunca tenha ouvido falar dos seus personagens da Turma da Mônica. Mas é claro que a jornada dele não foi fácil em seus mais de 80 anos de vida e quase 60 de carreira.

O livro foi escrito pelo próprio Mauricio em depoimento a Luís Colombini, então é um relato bastante pessoal do biografado. Tem essa vantagem, mas por outro lado tem a desvantagem de ter relatos apenas de um ponto de vista. Por mais que o autor seja muito sincero, seria interessante ver outras óticas.

A obra tem uma leitura muito fácil e agradável. O relato de Mauricio é simples, mas muito eficaz. O livro é dividido em capítulos pequenos e organizados por temas e histórias. Assim fica mais fácil de acompanhar, ainda que em alguns momentos a ordem cronológica não seja respeitada.

No início o relato fala mais sobre sua vida pessoal, sua infância e família. Essa parte é interessante para saber mais sobre Mauricio, no entanto quando ele começa a falar sobre sua carreira é que o livro fica ainda mais interessante.

Quando vemos hoje a carreira consolidada de Mauricio é difícil imaginar a dificuldade que ele passou para conseguir alcançar o seu sonho de viver como um desenhista. A quantidade de vezes que ele ouviu não e mesmo assim seguiu em frente. E agora imaginar que suas histórias atravessaram algumas gerações passando por avós, pais e filhos. Isso é fantástico!

É interessante como a Mauricio de Sousa Produções, MSP, virou uma grande empresa familiar onde diversos parentes estão presentes. Considerando que todos os seus filhos se transformaram em personagens, isso até que não é uma surpresa. É curioso ver como ele começou escrevendo histórias de meninos baseadas em sua própria infância, até que em algum momento alguém perguntou: por que não tem meninas? Bom, primeiro ele pensou que não conhecia bem o universo feminino, mas se deu conta que tinha a inspiração em casa com suas filhas. Mônica, a mais velha, serviu de inspiração para sua personagem mais famosa, de mesmo nome.

O livro também tem histórias muito curiosas sobre sua carreira, como o fato de que Mauricio foi responsável pelo desenho do cenário do programa da Xuxa na Rede Globo? Na época a apresentadora namorada com Pelé, e o ex-jogador pediu para seu amigo assumir esse trabalho. Lembrando que o jogador também virou personagem de revista, de onde surgiu a proximidade e amizade.

Mauricio – A História que não está no gibi” é um livro sobre um homem apaixonado por quadrinhos e determinado a seguir o seu sonho de virar desenhista. Uma obra divertida e emocionante em alguns momentos. Imperdível para os fãs de seus personagens e para os interessados em saber mais sobre a construção dessa incrível carreira.



Título: Mauricio – A História que não está no gibi
Autor: Mauricio de Sousa em depoimento a Luís Colombini
Editora: Sextante
Número de páginas: 336

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *