Cine_BR | VIPs (2010)

Cine_BR | VIPs (2010)

Marcelo Nascimento da Rocha é considerado um dos maiores picaretas do Brasil. Durante sua carreira de estelionatário ele se passou por inúmeras pessoas, como o cofundador da GOL, guitarrista do Engenheiros do Hawaii e líder do PCC. Ele é basicamente o Frank Abagnale brasileiro. VIPs não é um retrato fiel da história dele, mas muito do que vemos no filme realmente aconteceu.

VIPs tem início com Marcelo pousando de helicóptero em um resort no Recife. Todos olham admirados para ele e ele é só sorrisos. Pelo jeito, estamos diante de alguém que se deu bem na vida. E aí o filme volta 6 anos no tempo e começamos a entender quem ele era.

Desde criança Marcelo mostrava duas coisas: amor pela aviação e uma grande capacidade de imitar os outros. Decidido a se tornar piloto, ele foi atrás desse sonho de uma maneira arriscada e pouco inteligente. Sempre querendo atingir seus objetivos sem reconhecer regras, logo ele se vê trabalhando para traficantes. Carregar drogas do Brasil para o Paraguai tornou-se a sua rotina.

Esse foi o início da carreira de Marcelo como aplicador de golpes. Fica bem claro que o poder de persuasão dele era enorme. Como o filme começa com aquela cena no resort, sabemos que as coisas caminharão mais ou menos bem para ele até lá.

O roteiro é episódico e muitas vezes falta coesão para a trama. É um tanto difícil criar empatia com Marcelo. Algo que prejudica bastante são as cenas iniciais do filme, quando vemos um Wagner Moura interpretando o Marcelo adolescente. Chega a ser bizarro e constrangedor.

VIPs melhora no seu ato final ao mostrar o golpe pelo qual Marcelo realmente ficou famoso. Ele enganou atores globais e até o apresentador Amaury Jr. Pena que ficamos sem entender as motivações do personagem. O que deixa as coisas mais interessantes é a sugestão de que ele era assim por possuir algum distúrbio psiquiátrico. Isso na ficção, já que na vida real ele é só um golpista inteligente mesmo.


Uma frase: – Quantas horas você tem de voo? – Há quanto tempos estamos voando?

Uma cena: Marcelo pousando naquela pista improvisada no escuro com as tochas.

Uma curiosidade: Livremente inspirado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha.

.


VIPs

Direção: Toniko Melo
Roteiro: Thiago Dottori
Elenco: Wagner Moura, Gisele Froes
Gênero: Thriller, Drama
Ano: 2010
Duração: 95 minutos
Info: IMDb

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

2 comentários sobre “Cine_BR | VIPs (2010)

  1. VIPs tem uma história muito bacana, muito em parte por causa da personagem principal, que tem uma trajetória realmente sensacional. Mas, eu concordo que o filme peca muito na execução do roteiro. É uma obra bem regular mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *