Guia de filmes para 2018 – 1º Semestre

Guia de filmes para 2018 – 1º Semestre

Confira a agenda dos principais lançamentos do cinema no 1º semestre de 2018

Janeiro é aquele mês de traçar metas e elaborar os objetivos pessoais para o resto do ano. Uma das minhas resoluções, sem dúvida, é assistir mais filmes no cinema. E, como o preço do ingresso e da pipoca não são baratos, planejar é fundamental na hora de escolher a sessão. Ainda mais que a programação de lançamentos dos estúdios para 2018 inclui títulos bastante aguardados pelo público consumidor de cultura pop. Pensando nisso, caro leitor, vou facilitar a minha vida e a sua enumerando aqui, mês a mês começando pelo 1º semestre, alguns nomes de produções que prometem ser marcantes para os fãs da sétima arte:

Janeiro

Viva – A Vida é uma Festa

A Disney começa o ano com o pé direito no Brasil lançando, logo na primeira semana de janeiro, uma animação que já está rendendo uma boa bilheteria nos Estados Unidos. O protagonista dessa aventura é Miguel, um menino de 12 anos que decide enfrentar a família para realizar o seu maior sonho: se tornar músico. A história se passa durante o famoso feriado mexicano do Dia dos Mortos.

Jumanji: Bem-vindo à Selva

Já a Sony inicia 2018 apostando no reboot de Jumanji, filme que em 1995 teve Robin Williams no papel principal. Agora, a história inicialmente baseada num livro infantil de 1982 sobre um jogo de tabuleiro, é estrelada por Dwayne Johnson, Jack Black, Karen Gillan e Kevin Hart, para contar a saga de quatro jovens que ficam presos dentro do universo virtual de um jogo de videogame. O longa de aventura e ação também estreia na primeira semana do ano.

Maze Runner – A Cura Mortal

O longa encerra a trilogia baseada nos livros infanto-juvenis de James Dashner. Desta vez, Thomas lidera seu grupo em sua missão final e mais perigosa até então, para salvar seus amigos. Dirigido por Wes Ball, o filme tem no papel principal o astro teen Dylan O’Brien, que se acidentou gravemente durante as gravações, obrigando a Fox a adiar o lançamento do longa em quase um ano e meio.

O Destino de uma nação

A enredo desse drama se desenvolve nos dias seguintes à posse de Winston Churchill como primeiro ministro britânico, em 1940. No papel principal, o britânico Gary Oldman, que se transformou para interpretar uma das figuras políticas mais importantes da Segunda Guerra Mundial. O longa com estreia está prevista para 11 de janeiro aborda a pressão sofrida e a resistência do primeiro ministro para fazer um acordo com Adolf Hitler.

O Touro Ferdinando

A nova animação do brasileiro Carlos Saldanha conta a história de um touro gigante com um grande coração. Depois de ser confundido com um animal perigoso, ele é capturado e arrancado de sua casa. Para voltar para sua família, ele se une a uma equipe na aventura final. Situado na Espanha, o longa é inspirado no livro “A História de Ferdinando”, de Munro Leaf e Robert Lawson. O elenco internacional inclui John Cena, David Tennant, Kate McKinnon, Gina Rodriguez e Anthony Anderson. A versão em português terá dublagens de Otaviano Costa, Maisa Silva e Thalita Carauta. A estreia acontece dia 11 de janeiro.

The Post – A Guerra Secreta

Em 25 de janeiro, a Universal Pictures chuta a porta de 2018 com esse que promete ser mais um filmaço do diretor Steven Spielberg. Quer mais? O longa é protagonizado por Tom Hanks e Meryl Streep, que interpretam Ben Bradlee e Kat Graham, editores do jornal The Whashington Post. A cinebiografia aborda o dilema enfrentado por eles acerca da publicação de documentos secretos sobre a atuação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. O filme tem toda a receita para figurar entre os mais premiados do Oscar 2018.

Fevereiro

Todo o Dinheiro do Mundo

Com Michelle Williams no papel principal, o mais novo filme de Ridley Scott — famoso por Alien, o 8º Passageiro — precisou ter cenas refilmadas às pressas por conta da retirada de Kevin Spacey do elenco, em razão das acusações de abuso sexual, e à escalação do ator Chistopher Plummer para o papel de J. Paul Getty, ex-sogro bilionário de Gail Harris, uma mãe desesperada por convencê-lo a pagar o resgate de seu filho sequestrado. Polêmicas de produção à parte, o longa promete entregar ação e drama para os cinéfilos brasileiros a partir de 1º de fevereiro.

A Forma da Água

A Fox Pictures não fica por baixo e entra o novo ano com um filme de Guilhermo del Toro, sobre uma história de amor e fantasia em tempos de Guerra Fria. Elisa (Sally Hawkins), que é zeladora de um laboratório experimental secreto do governo americano na década de 60 se aproxima e tenta ajudar uma criatura aquática presa no local. O longa conta ainda com Octavia Spencer no elenco e também está na corrida pelo Oscar 2018.

Lady Bird – A Hora de Voar

A história da estudante Christine (Saoirse Ronan), que decide passar um ano em Sacramento, na Califórnia, promete figurar na lista de indicados ao Oscar 2018. O longa se destacou recentemente por ter sido o filme mais bem avaliado do Rotten Tomatoes, um famoso e reconhecido site americano que reúne críticas de cinema e televisão. O filme é dirigido por Greta Gerwig e tem previsão de chegar ao Brasil em 15 de fevereiro.

A Grande Jogada

O filme estreia dia 22 de fevereiro e é baseado em fatos reais. O longa marca a estreia na direção de Aaron Sorkin, atualmente considerado um dos maiores roteiristas de Hollywood, que afirmou recentemente ter encontrado uma heroína feminista improvável ao conhecer a verdadeira Molly Bloom, personagem central da trama e conhecida como a “princesa do pôquer”. A protagonista é vivida por Jessica Chastain. Além dela, o elenco conta ainda com Idris Elba e Kevin Costner.

Pantera Negra

O fato de ser o primeiro super-herói negro retratado na telona já é mais do que suficiente para que o primeiro longa da Marvel em 2018 seja um sucesso de bilheteria. Além disso, Wakanda — o reino africano liderado por T’Challa e repleto do valioso vibranium — é o cenário da preparação final para Vingadores: Guerra Infinita. Sem contar na alta expectativa para as atuações de Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Forest Whitaker e Andy Serkis. Outro bom motivo para não perder esse filme a partir de 15 de fevereiro nos cinemas é a trilha sonora, cuja produção será de Kendrick Lamar.

Março

15h17 – Trem para Paris

Só de assistir o trailer desse filme é impossível não ficar arrepiado e curioso com o desfecho do longa idealizado por Clint Eastwood e baseado em uma história real contada por três soldados americanos sobre um ataque terrorista a um trem a caminho de Paris. A produção da Warner Bros tem previsão de chegar aos cinemas dia 8 de março.

Projeto Flórida

Nem mesmo as recentes acusações de assédio sexual sofridas pelo produtor do longa, Andrew Duncan, devem ofuscar o brilho desse filme no Oscar 2018. A história dirigida por Sean Baker se passa nas férias de verão, em um motel próximo à Disney World, onde vive um grupo de crianças liderado por Moonee, interpretada pela atriz-mirim Brooklynn Prince. No elenco, também estão o experiente Willem Dafoe e a novata Bria Vinaite. A estreia está prevista para 1º de março.

Tomb Raider – A Origem

Apesar de não ser muito fã de filmes baseados em games, acho de que devo dar uma chance para o reboot dessa franquia, que no passado foi estrelada por Angelina Jolie no papel de Lara Croft. Neste novo longa, a premiada Alicia Vikander assume o papel principal e também a grande responsabilidade de colocar uma produção desse tipo entre as melhores de 2018. Na história, a personagem é convocada para uma missão secreta numa ilha japonesa. A previsão de estreia no Brasil está marcada para 15 de março.

Círculo de Fogo: A Revolta

A impressão, à primeira vista, é de que se trata de mais um filme de Transformers, mas não. É a sequência de uma franquia lançada em 2013 com direção de Guillermo del Toro. Desta vez, o cineasta participa apenas da produção do longa, que se passa 10 anos depois dos eventos do primeiro filme, apresentando uma nova geração de pilotos e um novo protagonista: Jake Pentecost, vivido por John Boyega, o famoso Finn de Star Wars. A estreia está prevista para 22 de março.

Jogador Nº 1

Mais um filme com temática atrativa para os gamers e estreia marcada para março, mais precisamente, dia 29. A história adaptada para o cinema por Steven Spielberg é baseada no livro de Ernest Cline. Cheio de referências à cultura pop do final do século XX, o longa promete ser um belíssima obra de efeitos visuais. A trama se passa na futuro distópico, em que a humanidade utiliza da realidade virtual do jogo OASIS para evitar viver o mundo real. O protagonista dessa narrativa é Wade Watts vivido por Tye Sheridan.

Uma Dobra no Tempo

A Disney não está para brincadeira em 2018 e, neste longa, investe no que faz de melhor: fantasia e aventura. No elenco, nomes de peso como Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Chris Pine. A história é baseada no best-seller de Madeleine L’Engle e tem como protagonistas Meg (Storm Reid) e Charles (Deric McCabe), irmãos que decidem procurar o pai se aventurando num experimento que manipula tempo e espaço. A estreia está prevista para 29 de março.

Abril

Vingadores – Guerra Infinita

Uma das estreias mais aguardadas de todos os tempos pelos fãs da Marvel, esse filme vai reunir uma legião de super-heróis e promete ser épico em todos os sentidos, já que o vilão Thanos (Josh Brolin) está mais perto do que nunca de reunir as jóias do infinito e, assim, se tornar o ser mais poderoso do universo, subjugando a Humanidade e seus principais defensores, os Vingadores. Além da expectativa pela batalha, muito se espera também com relação às vítimas fatais. Há grande especulação sobre uma possível morte do Homem de Ferro e de mais algum herói importante da franquia. Para saber o que vai acontecer, só dia 26 de abril, nos cinemas!

Maio

Solo – Uma História Star Wars

Mais uma aposta de grande bilheteria para Disney em 2018. Neste spin-off do universo Star Wars, a Lucasfilm decide contar a história de origem de Han Solo (Alden Ehrenreich). Pouco se sabe sobre o longa, mas ele deve mostrar a relação de Solo com Chewbacca (Joonas Suotamo) e Lando Calrissian (Donald Glover). A promessa é de que o filme com estreia prevista para 24 de maio também explique como o mais famoso mercenário das galáxias adquiriu a nave Millenium Falcon.

Deadpool 2

O mais abusado, debochado e irônico super-herói da Marvel, Deadpool, retorna para a telona em 2018, dando sequência ao sucesso do filme de 2016. A expectativa é de que a história do controverso e desfigurado Wade Wilson, vivido por Ryan Reynolds, fique ainda mais interessante com a presença do vilão mutante Cable (Josh Brolin). O longa chega aos cinemas em 17 de maio.

Junho

Cloverfield – A partícula de Deus

A terceira antologia da franquia de suspense Cloverfield chega aos cinemas também 1º de fevereiro, tendo J.J. Abrams como produtor. No filme, cientistas criam um acelerador de partículas na tentativa de encontrar a partícula subatômica conhecida como “partícula de Deus”. Após um acidente com o experimento científico, astronautas descobrem que o planeta Terra desapareceu e decidem lutar pela sobrevivência a bordo de uma estação espacial.

Oito Mulheres e um Segredo

Versão de Onze Homens e um Segredo protagonizada por mulheres, com Sandra Bullock interpretando Debbie Ocean, uma mulher recém-saída da prisão que planeja um grande assalto e, para isso, convocará Lou (Cate Blanchett), Nine Ball (Rihanna), Amita (Mindy Kaling), Constance (Awkwafina), Rose (Helena Bonham Carter), Daphne Kluger (Anne Hathaway) e Tammy (Sarah Paulson). O longa estreia dia 7 de junho.

Jurassic World: Reino Ameaçado

A promessa do roteirista Colin Trevorrow é de que essa sequência de Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros seja bem diferente dos outros filmes da franquia. Os protagonistas vividos pelos atores Chris Pratt e Bryce Dallas Howard, no primeiro longa, retornam para tentar resgatar dinossauros que agora vivem sozinhos Isla Nublar, quatro anos depois da destruição do parque temático e resort de luxo do local. A estreia do filme está prevista para 21 de junho.

Os Incríveis 2

Longos 13 anos se passaram para que possamos finalmente ver nos cinemas a sequência dessa incrível animação da Pixar. Há poucas informações sobre a produção, mas o recorde de visualizações do primeiro teaser já dá a dimensão do sucesso de bilheteria que provavelmente o filme vai ter no Brasil e no mundo. As primeiras imagens mostram um bebê fofinho com diversos super poderes, que é pego no colo do senhor Incrível. A estreia do longa está prevista para 28 de junho.

Bianca Nascimento

Filha dos anos 80, a Não Traumatizada, Mãe de Plantas, Rainha de Memes, Rainha dos Gifs e dos Primeiros Funks Melody, Quebradora de Correntes da Internet, Senhora dos Sete Chopes, Khaleesi das Leituras Incompletas, a Primeira de Seu Nome.

Um comentário em “Guia de filmes para 2018 – 1º Semestre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *