Western | O Cavaleiro Solitário (1985)

Western | O Cavaleiro Solitário (1985)

O Cavaleiro Solitário não é exatamente um trabalho original. Já vimos seu enredo anteriormente e existem consideráveis semelhanças com Os Brutos Também Amam (Shane, 1953). De qualquer forma, suas qualidades não podem ser negadas. E podemos dizer que a experiência ajudou a preparar o diretor/ator Clint Eastwood para o magistral Os Imperdoáveis, que estrearia 7 anos depois.

O filme utiliza com sabedoria o primeiro ato para mostrar os mineradores de uma região da Califórnia sendo açoitados por uma corporação. A ideia era pressioná-los para saírem do local o quanto antes. Quando muitos já estavam desistindo de suas terras, um homem misterioso aparece para ajudá-los. Esse homem passa a ser conhecido como o Pregador.

O roteiro é simples e direto, com poucas surpresas. Clint Eastwood conduz a história com firmeza, sem nenhum tipo de exagero em termos de estilo. O Cavaleiro Solitário tem cenas bem intensas, mas acaba cometendo deslizes. As personagens femininas, por exemplo, foram muito mal aproveitadas. Infelizmente, é algo comum no gênero.

Clint Eastwood exerce aquele seu magnetismo proverbial. A presença dele faz toda a diferença, inclusive com diálogos marcantes. Ele não é de falar muito, mas quando fala, queremos ouvir. Ele diz que não há nada como uma dose de whisky para abrir o apetite. E também que poucos problemas não podem ser resolvidos com um pouco de suor e trabalho duro. Ensinamentos para a vida.

As quase duas horas passam muito rápido, culminando em um ato final grandioso.

Vários elementos que fazem o gênero ser amado por muitos estão em O Cavaleiro Solitário. Só esperava uma trama menos genérica e mais autenticidade para as personagens femininas.


Uma frase: “Poucos problemas não podem ser resolvidos com um pouco de suor e trabalho duro.”

Uma cena: O ataque dos capangas de LaHood na primeira sequência do filme.

Uma curiosidade: Este foi o western com a melhor bilheteria na década de 1980.

 

 



O Cavaleiro Solitário (Pale Rider)

Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Michael Butler, Dennis Shryack
Elenco: Clint Eastwood, Michael Moriarty, Carrie Snodgress
Gênero: Western
Ano: 1985
Duração: 115 minutos.
Info: IMDb

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *