#FicaFiQ!

#FicaFiQ!

Você conhece o FiQ?

FiQ, ou Festival Internacional de Quadrinhos, é simplesmente o maior evento relacionado a histórias em quadrinhos do Brasil. Realizado a cada dois anos na cidade de Belo Horizonte, essa grande festa da banda desenhada já trouxe para nosso país figuras de destaque internacional do porte de Gail Simone, David LloydEddie Berganza, Jeff SmithGiancarlo Berardie e Kyle Baker, além de prestigiar lendas brasileiras como Maurício de Sousa, Gabriel Bá, Fabio MoonAngeli, Alan SieberLaerte e Raphael Salimena.

Ainda não está convencido da relevância e dimensão do nosso festival tupiniquim? Então saiba que em 2011 o Bleeding Cool cravou o FiQ como a maior convenção de quadrinhos das Américas. Note: não apenas da América do Sul, mas de todas as Américas, eis que naquele ano a festa em BH atraiu mais gente que a poderosa Comic Con de San Diego.

Mas agora, essa grande festa do quadrinho mundial corre o risco de não acontecer no ano de 2017, pois não consta na relação de eventos custeados pela capital mineira.

Essa notícia caiu como uma bomba nos fãs de HQs Brasil afora, que manifestaram sua indignação nas redes sociais da prefeitura de Belo Horizonte, sem contudo receber qualquer resposta até o momento.

É realmente uma pena que um evento dessa magnitude deixe de ocorrer por falta de verba, sobretudo quando a capital das Alterosas se apresenta como uma cidade “multicultural” que “aposta na cultura para aumentar o turismo”.

Fica aqui nosso apelo para que a Administração de BH reveja sua posição e valorize esse importante festival — ou, quem sabe, que a organização encontre outra forma de custear o FiQ, de modo a não nos privar desse grande evento mundial de quadrinhos.

#ficaFIQ

Atualização:

Vale muito a leitura da sensacional análise da situação do FiQ e da cultura como um todo em nosso país feita pelo Melhores do Mundo, assim como do editorial do Terra Zero.

Lionel Leal

Canto como Lionel Messi, jogo bola como Lionel Richie.

Um comentário em “#FicaFiQ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *