Crítica | 13 Reasons Why – 1×04: Fita 2, Lado B

Crítica | 13 Reasons Why – 1×04: Fita 2, Lado B

Na Fita 2, Lado B temos a provável cena mais emocionante de 13 Reasons Why até o momento. E Clay finalmente está começando a tomar alguma atitude a respeito de tudo isso. Ele deve isso a Hannah, não é mesmo?

Invadindo a privacidade alheia

Facebook, instagram, twitter… os perseguidores estão à solta e qualquer um pode se prejudicar ao expor sua vida nessas redes sociais. Pior que isso é a perseguição no mundo real. Tyler Down é o garoto meio arredio que anda para cima e para baixo com um câmera. No episódio de estreia já pudemos ver ele em ação tirando fotos escondido. Pois é uma foto que ele tira de Hannah sem o consentimento dela que torna ele um ‘porquê’.

Vocês acham que é pouca coisa?

Imagine ser seguido por alguém de sua escola até a sua casa. Você está no próprio quarto sem saber que há alguém na janela espiando o que você faz. Isso é crime.

Clay e seu pai

Já deu para notar que a relação de Clay com os seus pais é um tanto distante. Não que eles se tratem mal, mas falta conversas sinceras entre eles. Será que isso irá mudar? Ambos se beneficiariam com isso.

As paredes do banheiro

A quantidade de xingamentos na parede do banheiro da escola é enorme. Mais uma prova do bullying violento que ocorre debaixo do nariz dos professores, conselheiros e diretor. A mãe de Hannah expõe essa situação em uma reunião escolar e confronta os pais dos outros alunos.

Os pais de Hannah

Este foi o primeiro episódio de 13 Reasons Why em que lágrimas se formaram em meus olhos. A cena dos pais de Hannah no jantar foi tocante. Temos que elogiar a ótima atuação de Kate Walsh e Brian d’Arcy James. Ao que tudo indica, o Sr. Baker finalmente aceitou a ideia de que esclarecer o contexto do suicídio da filha é importantíssimo. Não irá trazê-la de volta, mas além de expor as péssimas atitudes de alguns, pode servir de alerta para os outros pais.

O perigoso Justin

Justin está começando a desistir de criar amizade com Clay para evitar que ele espalhe o conteúdo das fitas. O rapaz está tão atordoado que é capaz de tomar atitudes violentas em relação a Clay. Ainda mais se estiver sob efeito de drogas, algo que se tornou rotineiro para ele.

Força, Clay

Graças a uma conversa com o enigmático Tony (que eu ainda acho que poderia ser melhor aproveitado pelo roteiro), Clay decidiu que às vezes a justiça deve ser feita com as próprias mãos. Se julgarmos pelo o que vimos aqui podemos condená-lo?

Então

É incrível como 13 Reasons Why passa rápido. Já me sinto conectado com os personagens e seus dramas. Estou realmente investido. Confesso que o jeito exageradamente inquieto de Clay me incomoda, mas temos que levar em conta que as fitas de Hannah abalaram o garoto de uma maneira pesada.

Já sabemos de antemão alguns nomes ainda não revelados, mas o mistério ainda existe.

Outro mistério que me ronda a cabeça é como Hannah se matou. Não li o livro e não tenho a menor ideia de como foi isso. Aliás, no fundo nem sei se quero ver essa cena. Seria complicado.

Mas o fato é que os temas de 13 Reasons Why são complicados mesmo.

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

3 comentários sobre “Crítica | 13 Reasons Why – 1×04: Fita 2, Lado B

  1. Não sou adepto da “justiça com as próprias mãos”, até porque pelo que está se desenhando, Clay também deve ter sua culpa no cartório. Ele vai se auto punir se chegar a essa conclusão?

    1. verdade, mas acho que nesse caso fazer justiça é expor as fitas e os porquês, mesmo que ele seja afetado por isso.

      acho que ele tomou uma atitude necessária em relação a Tyler, que experimentou do próprio veneno e pode pensar duas vezes antes de sair invadindo a vida dos outros por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *