Crítica | 13 Reasons Why – 1×09: Fita 5, Lado A

Crítica | 13 Reasons Why – 1×09: Fita 5, Lado A

Fita 5, Lado A foi o episódio mais difícil e perturbador de 13 Reasons Why até o momento. Estava claro que algo pesado havia acontecido na festa de Jessica e agora tudo foi confirmado. Eu já imaginava que Bryce poderia ter feito o que fez aqui. Ninguém de mente sã quer assistir a uma cena de estupro em um seriado, mas era uma história que precisava ser contada. Foi uma cena forte, mas novamente nem tudo aconteceu exatamente do modo que Hannah conta nas fitas. Justin tentou impedir Bryce de estuprar Jessica, sem sucesso. Justin não é tão ruim como imaginávamos. Será que ele encontrará uma forma de redenção?

Hannah também se sentiu culpada por ter ficado sem reação diante do abominável Bryce. Em breve saberemos os motivos que a levaram a ficar naquela situação.

Como ela própria percebeu depois, entrar naquela festa teve enormes consequências. Consequências brutais. Agora fico tentando adivinhar o que os outros episódios vão nos revelar. E o que será que Clay pode ter feito de tão ruim?

Falando em Clay, que coisinha bizarra aquela incriminação com a maconha, hein? Quando que Marcus poderia ter colocado a erva na mala de Clay sem ele ter visto? Enfim… às vezes 13 Reasons Why força a barra para continuar com a progressão da trama.

Quanto ao colégio, é lamentável como ninguém percebeu as indicações de que ali havia um suicida em potencial. Ou podem até ter percebido, mas decidiram que as coisas não passariam de poemas sombrios. Ledo engano.

Tudo isso me faz pensar nos pais de Hannah. Eles estão em uma justa cruzada para culpar e processar e colégio, mas será que eles acham que estão isentos? Convenhamos. Hannah cortou o cabelo de maneira radical, passou a conversar menos e ainda disse que queria mudar de cidade. Não são sinais suficientes de que algo estava muito errado? Às vezes é mais fácil botar a culpa só nos outros mesmo.

E Tony? Trata-se de um personagem fascinante e um grande amigo de Clay. Só custo a acreditar que ele até agora não tomou nenhuma atitude ao saber do estupro de Bryce.

Episódio forte, talvez um divisor de águas para 13 Reasons Why. Aparentemente, as coisas vão ficar ainda mais intensas daqui para a frente. Só restam quatro episódios.

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

6 comentários sobre “Crítica | 13 Reasons Why – 1×09: Fita 5, Lado A

  1. Esse é realmente um episódio bastante forte. Acho que desde que o aviso aparece no início você já fica tenso.

    ” Justin não é tão ruim como imaginávamos.”, bom, eu acho que sim, ele é ruim. Agora é um personagem com muitas camadas e, querendo ou não, seu ambiente familiar (se é que podemos chamar assim) contribuiu para tudo o que ele é.

  2. O Justin não é tão mal quanto pensávamos. Tipo ele não teve forças contra Bryce, mas ele podia muito bem ter ajudado. Chamando alguém. E tipo ele encobriu o crime, inventou uma historia para Jessica, so para inocentar o amigo. Ainda acho que a Jessica sentiu que algo anormal aconteceu ali. Só que ela preferiu acredita no Justin. Mas o comportamento dela mudou muito. Nos flashbacks vemos uma Jéssica bem mais calma. Nos tempos atuais, ela está bem desatinada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *