Crítica | Pequeno Segredo

Crítica | Pequeno Segredo

Imagine que eu sou um diretor de cinema e resolvo fazer um filme sobre minha irmã. O filme é baseado em um livro que minha mãe escreveu sobre ela. Nesse caso, é claro que o meu envolvimento emocional com esse filme será muito maior do que o de qualquer espectador. Imaginou? Pois é. Esse é o principal problema de Pequeno Segredo, do diretor David Schurmann, baseado no livro sobre sua irmã adotiva, escrito pela mãe de David.

O filme aborda três histórias que são conectadas por um segredo. A principal é a de Kat, a segunda narrativa é a de como seus pais biológicos se conheceram. A terceira trama volta-se para os avós maternos. Entretanto, o mistério em torno do suposto segredo não gera o efeito dramático esperado, tornando-se desnecessário.

pequeno-segredo-foto1

O filme alterna momentos interessantes com outros bastante constrangedores. Isso o torna irregular. O elenco é mais homogêneo, mas as atuações são apenas medianas. Fionnula Flanagan se destaca ao atuar como a avó de Kat. Apesar de o roteiro tentar transformá-la em uma vilã caricata, Fionnula consegue transpor essa barreira. A jovem Mariana Goulart, que interpreta Kat, tem bastante carisma, mas também é prejudicada pelo roteiro e pela própria falta de experiência.

A parte técnica também segue o padrão do filme de alternar bons e maus momentos. A trilha sonora força a emoção de maneira artificial, enquanto a fotografia tem ótimas paisagens e imagens que formam rimas visuais interessantes. Já a montagem se mostra hábil em alternar as histórias, mas sofre na última parte quando é prejudicada pelo roteiro. O fato de o espetáculo de dança de Kat ser o objetivo final da trama interfere negativamente no ritmo do filme.

pequeno-segredo-foto2

Pequeno Segredo é um filme convencional e tecnicamente competente, mas não consegue fugir do lugar comum. Ele ganha forças por se basear numa história real, mas o diretor peca ao achar que o público teria o mesmo envolvimento emocional que ele. A opção escolhida pelo diretor é aplicar clichês e investir em emoções artificiais que não funcionam da forma adequada.

* Texto revisado por Elaine Andrade


kevin-bacon-3

Uma frase: – Heloísa: “Você sabe o que é o amor?”

Uma cena: A abertura do filme sobrevoando o oceano.

Uma curiosidade: Baseado na história real que inspirou o bestseller homônimo de Heloísa Schurmann.

 

.


pequeno-segredo-cartazPequeno Segredo

Direção: David Schurmann
Roteiro: Marcos Bernstein, Victor Atherino e David Schurmann
Elenco: Júlia Lemmertz, Mariana Goulart, Marcello Antony, Maria Flor, Erroll Shand, Michael Wade e Fionnula Flanagan
Gênero: Drama
Ano: 2016
Duração: 107 minutos

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *