Sci-Fi | Coherence (2013)

Coherence custou 50 mil dólares, foi filmado em cinco dias e em apenas uma locação. É um daqueles casos de uma sci-fi modesta que nos envolve e estimula os nossos neurônios. Boas ficções científicas realizadas com baixíssimo orçamento merecem um lugar especial nos corações dos cinéfilos.

Tudo começa de maneira descompromissada. Um grupo de oito amigos se reúne para um jantar como qualquer outro. O único detalhe é que um cometa está passando pelo céu e fazendo coisas estranhas acontecerem. E não podemos esquecer também de uma pequena quantidade de quetamina ingerida por eles.

Tela de celular trincando, quedas de energia, realidades paralelas, várias versões da mesma pessoa e mais. Um cometa pode ser poderoso, não é mesmo? Coherence tem suas doses de mistério e tensão, mas o destaque é mesmo o complexo quebra-cabeça exposto. Devo confessar que em dados momentos experimentei um pouco de confusão. O bom é que a ideia geral é bem trabalhada pelo diretor, nos deixando sempre intrigados com o que estamos vendo.

Coherence merece ser assistido uma segunda vez. Não é um mindfuck do nível de Primer, mas um filme que cita a experiência do Gato de Schröndinger naturalmente exige um algo a mais do seu público. Quem consegue explicar bem essa ideia é o Sheldon do The Big Bang Theory. No fundo não é tão complicado assim.

Certas conveniências do roteiro me incomodaram um pouco, como o fato de uma personagem ser quase uma expert em cometas e outro ter um irmão físico. Mas são meros detalhes que não tiram o brilho do todo.

Com um ritmo crescente, discussões inteligentes e até um ar de paranoia, Coherence é uma ficção acima da média.


Uma frase: Isso tudo começou nesta noite e se existem um milhão de realidades diferentes, eu dormi com sua esposa em cada uma delas.

Uma cena: Quando o grupo abre a caixa e vê as fotos deles mesmos.

Uma curiosidade: Com um orçamento de 50 mil dólares, Coherence foi feito em cinco noites e em uma única locação.

.



coherence-cartazCoherence

Direção: James Wward Byrkit
Roteiro: James Wward Byrkit
Elenco: Emily Baldoni, Maury Sertling, Nicholas Brendon
Gênero: Sci-Fi/Thriller
Ano: 2013
Duração: 89 minutos
Info: IMDb

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

2 thoughts on “Sci-Fi | Coherence (2013)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *