52 Mitos da Cultura Pop: Mentiras e Verdades nos boatos do Mundo do Entretenimento

52 Mitos da Cultura Pop: Mentiras e Verdades nos boatos do Mundo do Entretenimento

Quem nunca se pegou imaginando o final de “Caverna do Dragão” que atire a primeira pedra. O mito sobre o último episódio do desenho é, sem dúvida, um dos mais discutidos há mais de 30 anos, quando a internet sequer existia. Em 1999, o jornalista Pablo Miyazawa escreveu uma reportagem sobre o assunto para a revista Herói. Ele descobriu a verdade ao entrar em contato com os produtores da animação. Desde então, Pablo passou por diversos veículos como Rolling Stone, EGM Brasil e Nintendo World, só para citar alguns, e atualmente está no site de games da IGN Brasil. A reportagem inicial foi a base para o livro “52 Mitos da Cultura Pop: mentiras e verdades nos boatos do mundo do entretenimento”. Na publicação, o jornalista reúne ótimas histórias sobre os mais variados temas da cultura pop envolvendo cinema, música, animação, games e outros.

Mesa de bar, intervalo entre uma aula e outra, não importa onde, hoje ficou mais fácil apurar a verdade sobre lendas pop. A facilidade cibernética também ajuda a difundir os novos boatos com uma rapidez incrível. Além da fábula de “Caverna do Dragão”, 52 Mitos reúne histórias bem conhecidas que deixaram muita gente chocada, justamente por ser apenas mito e não a mais pura verdade, como alguns acreditavam.

Um bom exemplo é a lenda de soprar cartuchos de videogame para tirar a poeira e, com isso, fazê-lo funcionar novamente. Sempre acreditei que isso funcionava. Mas, adivinhem? Mito! Na verdade, isso poderia até mesmo piorar a situação, já que o vapor do sopro ajudaria a corroer o chip do cartucho e comprometer seu funcionamento (risos).

Mas, fiquem calmos, pois só vou comentar esses 2 mitos para para não estragar a leitura de vocês. São apenas 144 páginas de pura diversão. A compilação e pesquisa feita por Pablo Miyazawa rendeu um ótimo material e tem tudo para agradar os fãs de cultura pop.


Classificação:


52mitos-capaTítulo: 52 Mitos da Cultura Pop: Mentiras e Verdades nos boatos do Mundo do Entretenimento
Autor: Pablo Miyazawa
Editora: Companhia das Letras – Editora Paralela
Número de páginas: 144

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

2 comentários sobre “52 Mitos da Cultura Pop: Mentiras e Verdades nos boatos do Mundo do Entretenimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *